O treinador do Sporting de Braga desvalorizou hoje o momento do FC Porto, disse esperar um jogo difícil no domingo, da 27.ª jornada da I Liga de futebol, mas quer vencer para se aproximar do quinto lugar.

Jorge Paixão frisou que o Braga está a três pontos dessa posição, que dá acesso à Liga Europa na próxima temporada, e este jogo é "importante porque pode encurtar a distância para o Nacional".

O FC Porto vem de uma derrota pesada em Sevilha (4-1) e consequente afastamento da Liga Europa, mas Jorge Paixão desvalorizou a situação e elogiou a turma orientada por Luís Castro.

"Não há bons, nem maus momentos [para jogar contra o FC Porto], vamos encontrar uma grande equipa, recheada de grandes jogadores e muito bem orientada. É sempre um adversário muito motivante", afirmou.

Um eventual desgaste físico dos portistas por jogarem 72 horas depois desse jogo na capital andaluza também foi desvalorizado: "As equipas estão preparadas para jogar duas ou três vezes por semana e uma equipa como o Porto, que compete a vários níveis, tem um plantel vasto e de grande qualidade, pode fazer rotação e não tira qualidade".

Considerou ainda que o FC Porto "teve uma época que não é normal, mas não é menos forte por isso".

"O futebol por vezes é assim, não se entra bem e umas vezes dá para carrilar, outras não, mas não deixa de ser um grande clube, recheada de grandes jogares e um treinador porque quem nutro admiração e amizade", disse.

Quarta-feira, os bracarenses decidem em Vila do Conde, diante do Rio Ave, o acesso à final da Taça de Portugal, mas Jorge Paixão garantiu o foco unicamente no jogo com os portistas.

"Este jogo [também] pode valer uma presença na Liga Europa. Se ganharmos os quatro jogos que faltam estamos na Liga Europa, tenho essa certeza absoluta. Temos que ser competentes, estar próximos do que fizemos em casa como Benfica e ter a felicidade que não tivemos nesse jogo", disse.

O técnico vai ter que continuar a recorrer à equipa B porque do lote de lesionados apenas Custódio deverá recuperar, ainda que a lista de convocados só seja conhecida no dia do próprio jogo.

"No jogo com o Benfica notou-se alguma diferença? Eu não notei. Se eles querem ser jogadores de futebol e fazer disto profissão o melhor que podem ter nesta idade é jogar contra os melhores", disse.

O jogo entre Braga, sexto classificado, com 35 pontos, e FC Porto, terceiro, com 52, está agendado para as 19:15 de domingo, no Estádio Municipal e Braga, e será arbitrado por Rui Costa, do Porto.