A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a liga de clubes associaram-se à luta contra o cancro, numa campanha de sensibilização que vai envolver mais de 3.000 jogadores e 314 árbitros nos próximos jogos.

Em parceria com o Grupo de Estudos do Cancro da Cabeça e do Pescoço, a federação informou hoje que nos jogos de várias competições que decorrem entre 19 e 21 de setembro, nomeadamente na quinta jornada da I Liga, jogadores e árbitros vão entrar em campo com 't-shirts' de apoio à causa.

A ação insere-se na iniciativa 'Make Sense', que decorre no âmbito da terceira semana europeia de sensibilização para o cancro da cabeça e do pescoço, que este ano tem o lema 'Uniting voices' (unindo vozes).

“Em Portugal este tipo de cancro faz três vítimas mortais por dia. O apoio da Liga e da Federação é muito importante, para podermos chegar a um maior número de pessoas e sensibilizar para os fatores de risco e formas de prevenção”, explicou a presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço, Ana Castro, em comunicado.

Durante os jogos da I Liga, nomeadamente o dérbi FC Porto-Benfica, no Estádio do Dragão, no domingo, e no Sporting-Nacional, no Estádio José Alvalade, na segunda-feira, será transmitido um 'spot' de sensibilização que conta com a participação dos atores Ruy de Carvalho, Pedro Lima e Mafalda Luís de Castro.