A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disse hoje ter-se disponibilizado para ser pioneira na utilização da tecnologia na deteção de golos na linha de baliza e avaliar a possibilidade de ser já na Supertaça.

Em resposta à agência Lusa, a FPF explicou já se ter «disponibilizado junto da FIFA, através de carta, para ser pioneira no recurso à tecnologia na deteção de golos na linha de baliza numa das suas provas».

«Na sequência da aprovação da utilização das tecnologias pelo IFAB e FIFA, a FPF já enviou uma carta à FIFA, no sentido de, em conjunto com o organismo que tutela o futebol mundial, avaliar a possibilidade técnica e a viabilidade financeira da implementação desta tecnologia já no jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, que se irá realizar a 11 de Agosto, no Estádio Municipal de Aveiro», explicou a FPF, no mesmo esclarecimento à Lusa.

Na quinta-feira, o International Football Association Board (IFAB), que rege as leis da modalidade, aprovou, por unanimidade, o recurso às tecnologias da linha de golo, casos do Olho de Falcão, tecnologia por vídeo já usada no ténis, e o GoalRef, sistema que recorre a um “chip” na bola.

Segundo a FIFA, a estreia está marcada para dezembro no Mundial de clubes, a disputar no Japão, seguindo-se depois a Taça das Confederações de 2013 e o Mundial2014, no Brasil.