A Académica bateu o SC Braga por 1-0, em jogo de abertura da 8.ª jornada da I Liga. O único tento do encontro foi marcado pelo ex-arsenalista Fernando Alexandre.
Depois de duas derrotas seguidas no Campeonato, o Braga entrou com a necessidade de vencer e fazer as pazes com os adeptos. Mas as contas saíram “furadas” a Jesualdo Ferreira que viu o ex-bracarense Fernando Alexandre colocar a Académica em vantagem logo aos cinco minutos, num cabeceamento ao segundo poste após canto na esquerda.
Se os minhotos já estavam nervosos, pior ficaram, quando se apanharem em desvantagem e tiveram de correr atrás do resultado.
Apesar da vantagem, a Académica de Sérgio Conceição cometeu alguns erros a defender, principalmente em lances de contra-ataque, onde o Braga mostrou que poderia marcar a qualquer altura. Os alas da “briosa” fechavam mal os corredores, o que permitia aos bracarenses chegar com alguma facilidade a área dos "estudantes".
Edinho, Rafa e Aderlan Santos tiveram oportunidades para empatar mas as tentativas redundaram em nada.
Mas aos poucos a Académica foi melhorando a nível defensivo e passou a defender melhor, com um bloco baixo, retirando espaços aos bracarenses que sentiam dificuldades para ultrapassar a muralha "estudantil".
Na segunda parte, Jesualdo trocou de avançado, colocando Éder em campo no lugar do desinspirado Edinho mas pouca coisa mudou no último terço bracarense.
Até porque o Braga teve no guarda-redes Ricardo da Académica um obstáculo difícil de ultrapassar, ele que negou o golo a Nuno André Coelho aos 54 e Rafa aos 61.Com o passar do tempo, os jogadores do Braga foram perdendo discernimento, os nervos aumentaram, o que fazia com que a equipa raramente criasse uma jogada de golo. A Académica ia aproveitava para sair em contra-ataque e até poderia ter marcado, se os jogadores tivessem mostrado mais calma na hora de finalizar.
A Académica, que não ganhava desde a 4.ª jornada, consegue assim a segunda vitória no Campeonato mas também mate um "borrego" que durava há 46 anos: vencer o Braga em casa.
Jesualdo viu lenços brancos nas bancadas do Estádio Axa, depois de sofrer a terceira derrota seguida. Nos últimos dois jogos, os minhotos sofreram quatro golos e não marcaram nenhum.
Comentários