A 8 de novembro de 1983, Fernando Gomes tornava-se no melhor marcador dos campeonatos europeus, conquistando a  Bota de Ouro, graças a 36 golos marcados no campeonato português. Uma data histórica, recordada com algum saudosismo pelo antigo avançado azul-e-branco, que elogiou o trabalho de Pinto da Costa à frente do FC Porto.

«A conquista da primeira Bota de Ouro foi um dos momentos mais bonitos da minha carreira. Felizmente para mim e para o FC Porto, vivemos momentos tão ou mais importantes depois disso. É um orgulho olhar para trás e recordar tudo o que venci neste clube. Foi como que o início de uma história de conquistas que ainda hoje prevalece, apesar de ter outras funções hoje em dia», sublinhou Fernando Gomes, para depois elogiar o presidente do FC Porto.

«É uma grande honra para mim ter acompanhado praticamente todo o seu percurso na presidência do FC Porto. Foi a partir daí que o clube se começou a emancipar internacionalmente e os títulos conquistados falam por si. Foi com Pinto da Costa que o FC Porto se tornou um clube de top mundial» recordou Gomes.

Depois de ter vencido o troféu dos goleados na Europa em 1983, Fernando Gomes repetiu a façanha três anos depois, agora com 39 golos.

«Nunca me passou pela cabeça vencer uma Bota de Ouro e muito menos duas. Quando optei pela carreira de futebolista, o meu grande sonho era vestir a camisola do FC Porto. As coisas foram acontecendo e, olhando para trás, sinto um orgulho tremendo por ter contribuído positivamente para a história de um grande clube como o FC Porto. Creio que a minha primeira Bota de Ouro contribuiu decisivamente para o início daquilo que hoje é o grande FC Porto», afirmou Fernando Gomes ao site dos azuis-e-brancos.