Declarações de Felipe Martins, treinador do Casa Pia, e de Vasco Fernandes, capitão dos Gansos, na zona de entrevistas rápidas, após o empate com o FC Porto.

Um ponto ganho ou dois perdidos? "É um ponto ganho porque podia não ter sido nenhum. Fomos competentes e há duas partes distintas do jogo, uma em que tentámos ser nós próprios e outra em que apelámos ao sofrimento. Na segunda parte ficou difícil. Mas podemos dizer que sim, que sabe a três pontos, mas na nossa cabeça é apenas mais um ponto na nossa caminhada."

Sofrimento na 2.ª parte: "Com onze jogadores, estendemo-nos mais no terreno e concedemos mais espaços. Na segunda parte encurtámos mais os espaços. Não gosto de fazer futurologia. Ninguém me diz que com onze poderíamos ter empatado. Não há dois jogos iguais. O jogo muda a cada segundo que passa. Não há que esconder que fomos muito competentes, que suámos muito. Durante a semana disse aos meus jogadores que só com muita sofrimento é que traríamos pontos."

Elogios ao grupo: "Esta equipa vale pelo seu todo, se nos fiarmos só pelas individualidades vamos ter problemas. Não estou a falar apenas e só contra o FC Porto, mas sim contra qualquer equipa do campeonato. O grande trunfo deste grupo é exatamente esse, a união que existe no nosso balneário. Às vezes as famílias também precisam de se chatear."

Jogo com Vitória Setúbal para a Taça de Portugal: "Tal como hoje disse que não deveríamos sobrevalorizar o FC Porto, também penso que não podemos subvalorizar a qualidade do Vitória, que também tem jogadores com qualidade e um treinador novo. Vou escolher os [jogadores] que me dão mais garantias, mas não vou facilitar, pois aqui nesta casa não se facilita em nada."

Vasco Fernandes

Análise ao jogo: "Foi uma excelente exibição. Não entrámos bem. A partir daí, conseguimos controlar. Tivemos algumas saídas. FC Porto procura a profundidade. Era um pouco por aí. Até à expulsão conseguimos. Depois, ficou mais difícil. O Sérgio Conceição colocou três avançados. Fomos felizes e solidários. O ponto é justo."

Até pode ir o Casa Pia? "Podemos ir até ao treino deste domingo. Tentamos sempre ser melhores. É isso que nos move. Tentamos valorizar os jogadores, o talento. Não vale a pena pensar no amanhã. Independentemente das dificuldades, o segredo é darmos tudo uns pelos outros."

O Casa Pia impôs hoje um empate 0-0 na receção ao FC Porto, na 15.ª jornada da I Liga de futebol, com os 'dragões' a falharem a recuperação do segundo lugar, perante um adversário em inferioridade numérica.

Os casapianos, que continuam a fazer um campeonato sensacional, sendo quintos, atuaram com menos um elemento durante toda a segunda parte, depois da expulsão de Lucas Soares, aos 45+1, por duplo amarelo, enquanto os 'dragões', que veem interrompido um ciclo de três jogos seguidos a vencer, não conseguiram ganhar e terminam a jornada atrás do Sporting de Braga.

Com este empate, o FC Porto mantém-se no terceiro lugar, com 33 pontos, a um do Sporting de Braga, segundo, e a sete do Benfica, comandante, enquanto o Casa Pia é quinto, com 27 pontos.