A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta terça-feira, em comunicado, o nome dos cinco clubes portugueses que vão participar nas competições europeias da próxima temporada.

O vencedor da Taça de Portugal Desportivo das Aves não vai participar na Liga Europa porque "não reúne condições para ser indicado à UEFA", escreve a FPF.

A Federação esclarece que os avenses não participaram no obrigatório processo de licenciamento.

Este processo ainda vai fazer correr 'muita tinta', já que a SAD do Desportivo das Aves entende que a culpa de não ter enviado a documentação necessária à inscrição nas provas da UEFA é da Federação Portuguesa de Futebol.

O organismo que rege o futebol português já tinha esclarecido que os avenses não participaram em qualquer ação de esclarecimento sobre o licenciamento dos clubes portugueses para as provas da UEFA, apesar de ser convidado para tal.

Confira o comunicado da FPF:

"Clubes indicados para competições UEFA.

A Federação Portuguesa de Futebol indicou à UEFA esta terça-feira, 22 de maio, os clubes que representarão Portugal nas competições europeias na temporada 2018/19: FC Porto e SL Benfica (Liga dos Campeões); Sporting CP, SC Braga e Rio Ave FC (Liga Europa).

A FPF indicou os cinco clubes licenciados mais bem classificados na Liga NOS na temporada 2017/18.

Participaram no licenciamento 13 clubes portugueses.

O Clube Desportivo das Aves, Futebol SAD, vencedor da Taça de Portugal, não reúne condições para ser indicado à UEFA por não ter participado no processo de licenciamento."