A proposta de criação de uma entidade externa de gestão da arbitragem estará pronta em julho, disse hoje à Lusa fonte do Conselho de Arbitragem (CA) federativo, após a terceira reunião do grupo de trabalho encarregado desta tarefa.

Segundo a mesma fonte, no encontro do grupo liderado pelo presidente do CA da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), José Fontelas Gomes, estiveram presentes o presidente, Pedro Proença, e o diretor-executivo, Rui Caeiro, da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), assim como o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luciano Gonçalves.

Além desta reunião, que contou com o apoio jurídico federativo, Fontelas Gomes já estabeleceu contactos unilaterais com outros sócios da FPF, como Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) e associações distritais e regionais, fomentando o debate sobre a criação desta entidade externa, num périplo que deve ficar concluído ainda este mês.

Ainda de acordo com a mesma fonte do CA da FPF, a intenção federativa passa por colocar a proposta do grupo de trabalho em consulta pública durante o mês de julho, para que possa analisada e avaliada.