Os políticos parecem não querer nada com Sérgio Conceição. Depois de o eurodeputado do PS, Manuel dos Santos, ter insultado o técnico do FC Porto, na sequência do jogo com o Benfica no Dragão, esta manhã foi a vez do antigo secretário de Estado dos Assuntos Europeus a deixar palavras duras sobre o técnico campeão nacional.

No entanto, arrependeu-se do que disse e veio agora referir, no seu blogue, que exagerou ao chamar "javardo" a Sérgio Conceição.

"Gerou-se por aí uma indignação “azul” pelo facto de eu ter qualificado o comportamento do treinador do Futebol Clube do Porto, numa reação instantânea no Twitter, com palavras duras e que, com serenidade, reconheço que foram exageradas. Confesso que, de há muito, me desagrada bastante o modo como figuras de relevo do nosso futebol se comportam em público, dando mostra de uma imensa falta de respeito pelos adversários, servindo de exemplos negativos que ajudam à degradação do nosso futebol. A minha reação, neste caso particular, como já aconteceu face a atitudes de pessoas de outros clubes, entre os quais o meu próprio clube, foi a expressão extrema dessa minha indignação. Mas não me custa reconhecer que os termos não terão sido os mais felizes", escreveu.

Esta manhã, Francisco Seixas da Costa, que também foi embaixador em países como Angola, Brasil e França, chamou "javardo" ao treinador do FC Porto, numa publicação nas redes sociais que mereceu fortes críticas.

"Sérgio Conceição até parece não ser um mau treinador! Mas é - sejamos claros! - um javardo. Não vale a pena estar com eufemismos. E os adeptos do FC Porto que se revêm no seu estilo são isso mesmo - uns javardos. Como o são os adeptos do (meu) Sporting que gostam do Bruno de Carvalho", escreveu na rede social.