O Presidente do Sporting comentou, à chegada a Ponta Delgada, os cânticos que receberam a equipa à chegada ao hotel da equipa.

"Infelizmente ontem tivemos um episódio muito grave, mais do que grave chocante. Chocante porque as pessoas que estiveram aqui têm nome. Bem sei que neste pais há medo de chamar as coisas pelo nome, mas as pessoas que fizeram isto são uma escumalha. Só querem que o Sporting perca sempre e que o tempo volte para trás", afirmou.

Frederico Varandas recordou a proximidade temporal do ataque e a forma como afetou os jogadores.

"Alcochete foi só há um ano e meio e ainda está muito presente, quer no clube quer nos atletas", sublinhando que ficou impressionado com o que os jogadores disseram durante os testemunhos em Tribunal. Varandas citou Mathieu, que disse que se encontra traumatizado, e Ristovski, que afirma sentir ainda ansiedade de perder um jogo. "Eles sabem disso, eles querem que o Sporting perca", disse.

Ataque a Alcochete: Uma cronologia dos acontecimentos que levaram Bruno de Carvalho (e não só) ao banco dos réus
Ataque a Alcochete: Uma cronologia dos acontecimentos que levaram Bruno de Carvalho (e não só) ao banco dos réus
Ver artigo

O Presidente 'leonino' mencionou ainda as perdas financeiras e de jogadores que o clube sofreu com o ataque.

"Esse ataque não está só marcado nos atletas, mas no clube. Nesse dia o Sporting perdeu cinco jogadores e dezenas e dezenas de milhões de euros. Este desastre mataria muitos clubes e hoje ainda estamos frágeis e a reerguermo-nos do que aconteceu nesse dia", afirmou.

O líder do Sporting deixou ainda criticas à forma como as autoridades lidaram com o incidente, deixando ainda o aviso de que o problema ultrapassa o clube de Alvalade, deixando a certeza que o Sporting nunca irá prestar vassalagem a estes adeptos.

"Há coisas que nos iludem, que eu tenho a certeza que se fosse um de vocês a incitar à violência isso é um crime público", referindo que uns cobardes, que agem em grupo, encapuçados, não podem estar acima da lei.  "Este problema não é exclusivo do Sporting, é também da sociedade portuguesa. Se o Sporting tiver de lidar com isto sozinho irá fazê-lo, mas o Sporting jamais se ajoelhará a esta escumalha", concluiu.

Notícia atualizada às 16h06

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.