Frederico Varandas dirigiu-se aos sócios e adeptos pela primeira vez na Praça Centenário já depois das 3h, começando por agradecer aos restantes cinco candidatos, mostrando o seu "respeito" por todos e pelas suas listas e apoiantes.

"A minha primeira palavra vai para os outros candidatos. A todos o meu respeito. O meu respeito porque são sportinguistas que acreditavam que eram o melhor para o clube. Somos todos Sporting Clube de Portugal."

O médico deixou ainda uma palavra de apreço a João Benedito, segundo candidato mais votado: "Uma palavra especial em relação ao Benedito, segundo candidato com mais votos. João, um grande atleta, espero que nunca se afaste do clube e fará sempre parte da história do Sporting. Segunda coisa era dar os parabéns à vitalidade do Sporting", afirmou.

"Hoje tivemos o ato eleitoral mais concorrido em 112 anos de história do clube. Isto demonstra a vitalidade e força de um clube gigante. Obrigado a vocês. À minha equipa, que me acompanha há 3 meses e meio nesta maratona, o meu obrigado porque a minha força está na força da minha equipa. A todos os sócios que confiaram nesta lista, o meu obrigado a todos os sócios que nos deram ideias e nos incentivaram", prosseguiu.

"Vitória simbólica, porque é a vitória da independência, da resistência, da superação, é assim que vai ser o Sporting. O Sporting não vai ceder, vacilar e nunca vai abdicar dos seus valores ou ideiais. Termino como comecei: o lema, unir o Sporting. Agora a missão têm de ser vocês, é efetivar a união. Unir é estarmos sentados no estádio com um sócio que discorda mas quando a bola entrar gritarmos todos bem alto. Unir o Sporting é colocar os interesses do Sporting acima dos nossos interesses pessoais. Fui um candidato independente e serei um presidente independente, o meu único compromisso é com os sócios. Tudo faremos para lutar pelo Sporting até ao resto das nossas energias, com paixão e competência. Para terminar, vou tirar do bolso algo que guardei no dia 20 de maio. A medalha de finalista da Taça. É esta medalha que mais cedo ou mais tarde irá com um troféu de campeão nacional para o museu. Prometo isso!", terminou.

O ex-diretor clínico do clube de Alvalade obteve 42,32% com 45019 dos votos naquela que foi a eleição mais participada da história do Sporting.

Foi Jaime Marta Soares, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, que confirmou os números no Auditório Artur Agostinho.

Em segundo lugar ficou João Benedito, com 36,84% e em terceiro lugar José Maria Ricciardi, com 14,55%. Seguiram-se Dias Ferreira, com 2,35%. Tavares Pereira, com 0,90%, e Rui Jorge Rego obteve 0,51%. Foram ainda registados 2,2% de votos em branco e 0,31% nulos.

Quanto ao número de votantes, João Benedito ficou à frente, conseguindo 43,46% dos sócios, enquanto Varandas, o novo presidente do Sporting, tendo 38,92% de votantes. Ricciardi teve 11,58%, Dias Ferreira 2,35%, Tavares Pereira obteve 0,88% e Rui Jorge Rego 0,44%.

O médico, de 38 anos, foi eleito para um mandato de quatro anos, depois de ter sido diretor clínico do Sporting, entre 2011 e 2018, e desempenhado as mesmas funções no Vitória de Setúbal, entre 2007 e 2011, sendo ainda proprietário de uma clínica de recuperação física.

Com a eleição de Varandas, que foi o primeiro a assumir a candidatura à sucessão de Bruno de Carvalho, o advogado Rogério Alves assume a presidência da Mesa da Assembleia Geral do clube, enquanto o juiz conselheiro Joaquim Baltazar Pinto a liderança do Conselho Fiscal e Disciplinar.

Durante a campanha, o médico anunciou a integração na estrutura diretiva do clube dos antigos futebolistas Hugo Viana e Beto.

Recorde-se que foi o ato eleitoral foi o mais participado de sempre da história leonina com 22510 sócios que votaram nestas eleições do Sporting.