O G15, grupo que inclui a maioria dos clubes da I Liga de futebol, à exceção dos três ‘grandes’, reuniu-se hoje e agendou nova reunião para 27 de dezembro, alargada aos clubes da II Liga.
Desportivo de Chaves e Desportivo das Aves estiveram ausentes do encontro, devido a imprevistos, enquanto Portimonense e Vitória de Setúbal voltaram a estar à margem.
A intenção do G15 é a realização de uma Assembleia Geral da Liga ainda em dezembro, de forma a ver discutidas as propostas aos regulamentos de competições e disciplina, assim como um novo modelo de gestão da Liga, com o regresso do Conselho de Presidentes.
Em cima da mesa, estão alguns pontos que, entretanto, já foram tornados públicos, tais como a restruturação do modelo de governação da Liga, um novo regime de cedências temporárias de jogadores entre clubes da I Liga ou a alteração ao critério de pagamento da taxa de transmissão televisiva, com isenção dos clubes da II Liga.
A alteração às regras do sorteio condicionado do calendário de jogos, a uniformização do número de câmaras de televisão para efeitos de VAR, a criação de um fundo de solidariedade para os clubes que descem à II Liga, a proposta de revisão do quadro de infrações a dirigentes e agentes desportivos também constam das preocupações do G15.
Os clubes reunidos já acordaram um pacto de não-agressão entre si e convidaram os restantes clubes a adotar a mesma conduta e a elaboração de recomendação à FPF e Liga a propósito do VAR e sua operacionalização.
No final da reunião de hoje, Álvaro Braga Júnior, presidente da SAD do Boavista, anunciou a realização de um novo encontro do grupo a 27 de dezembro, e no qual se contará também com a presença dos clubes da II Liga.
Comentários