Os futebolistas Galeno e Evanilson estão no boletim clínico do FC Porto e em dúvida para serem utilizados na receção de domingo ao líder Benfica, da 24.ª jornada da I Liga, comunicou hoje o treinador Sérgio Conceição.

Os dois avançados não figuravam na atualização do elenco de indisponíveis realizada na sexta-feira pelos ‘dragões’, mas, de acordo com o técnico, saíram com problemas físicos da vitória nos Açores perante o Santa Clara (2-1), comandante da II Liga, num duelo dos quartos de final da Taça de Portugal que foi retomado na quinta-feira à passagem dos 27 minutos, após ter sido suspenso em 07 de fevereiro, face às más condições do relvado.

“Não foi um problema meu, mas sim de quem comunicou aos jornalistas que ambos não estavam no boletim clínico. Tive a oportunidade de chamar as pessoas responsáveis por isso esta manhã e disse-lhes que algo não está bem, porque o Galeno saiu com queixas num joelho e alguma inflamação e está em avaliação. Tirei o Evanilson por precaução, já que ele sentiu uma pequena dor no posterior num momento da segunda parte”, explicou Sérgio Conceição, na conferência de imprensa de lançamento do desafio com o Benfica.

De acordo com o boletim clínico lançado hoje pelo FC Porto, Galeno e Evanilson fizeram trabalho de ginásio, ao passo que o avançado iraniano Mehdi Taremi evoluiu para treino condicionado, duas semanas depois de ter sofrido uma lesão num adutor da coxa direita.

“O que vos foi passado [na sexta-feira] não é correto, já que eles continuam em evolução e hoje não treinaram. Aliás, os mais utilizados não foram ao campo hoje e por isso é que amanhã [domingo] ainda haverá um treino. Galeno e Evanilson estão em dúvida, mas a possibilidade de irem a jogo é maior do que não irem. O Taremi deu sinais de melhoria e vamos ver. Não será até à hora do jogo, porque isto tem a ver com o treino”, enquadrou.

Gonçalo Ribeiro, Iván Marcano e Zaidu continuam a recuperar de lesões e desfalcam as opções de Sérgio Conceição.

O FC Porto, terceiro colocado, com 49 pontos, recebe o líder isolado e campeão nacional Benfica, com 58, dois acima do Sporting (menos uma partida), no domingo, às 20:30, no Estádio do Dragão, no Porto, sob arbitragem de João Pinheiro, da associação de Braga.