O Gil Vicente bateu o SC Braga na Pedreira por 1-0, na 26.ª ronda da I Liga e ficou a um ponto dos Guerreiros na luta pelo 4.º lugar. A vitória permite à equipa de Ricardo Soares chegar aos 45 pontos, nesta que já é a segunda melhor pontuação do clube na I Liga.

O recorde absoluto está nos 53 pontos e foi estabelecido na temporada 1999/2000. Ricardo Soares acredita que é possível bater esses números.

"É uma marca enorme, não é por acaso que é a melhor classificação da história do clube, mas a nossa preocupação não é essa, mas demonstrar a nossa capacidade, valorizar o jogo e ter um futebol positivo. Se é possível? É, há muitos pontos em disputa e vamos lutar até à exaustão, mas não pelo recorde, comentou o técnico antes do jogo com o Estoril, da ronda anterior.

O treinador disse não ter sido necessário passar uma mensagem para evitar algum deslumbramento no balneário: "levámos as coisas com naturalidade, não falámos sobre isso. A nossa base de trabalho é melhorar a equipa, pensamos que os jogadores têm vindo a fazer, não foi só neste jogo".

Com uma vantagem para o sexto classificado, o Vitória de Guimarães, já de nove pontos, Ricardo Soares, apesar de já ter assumido, corroborando as declarações do presidente gilista Francisco Dias da Silva, uma redefinição de objetivos, não fala em concreto do apuramento para uma competição europeia, que seria inédito na história do clube.

"Não se trata de assumir ou não, trata-se de realismo. Viemos com grande ambição para esta época, situamos os nossos objetivos na manutenção e, depois, em fazer melhor do que a época passada e isso já foi conseguido. Faltam 10 jornadas para o fim”, disse, prometendo aos adeptos que a equipa vai “deixar a pele em campo e lutar sempre pelo melhor resultado possível", comentou Ricardo Soares, antes do duelo com o Estoril (empate 0-0 na 25.ª jornada).

Jogos recentes Gil Vicente FC

A equipa de Barcelos não perde há 11 jornadas consecutivas (sete vitórias e quatro empates), registando apenas uma derrota (3-0 com o Sporting, em casa) nas últimas 17 rondas. Na 24.ª jornada, foi ao Estádio do Dragão empatar com o FC Porto, líder do campeonato, por 1-1, sendo que jogou com menos uma unidade desde os dois minutos de jogo, por expulsão de Vítor Carvalho.

A equipa gilista não vencia em casa do SC Braga desde 1992/93.

A nível individual, destaque para Samuel Lino, Pedrinho e Fran Navarro, o goleador da equipa.

O clube de Barcelos está a três vitórias de bater o seu recorde de pontos numa edição da I Liga. O registo podia ser estabelecido na receção ao Moreirense, caso os gilistas vencem os jogos anteriores com Marítimo, em casa, e Arouca, fora de portas. Além destes adversários, até ao final o Gil Vicente jogará em casa com Tondela e Paços de Ferreira, e fora de portas com Vitória de Guimarães, Sporting e Famalicão.

O Gil Vicente venceu no domingo por 1-0 na visita ao Sporting de Braga, em jogo da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e está a apenas um ponto do adversário na luta pelo quarto lugar. Em Braga, em golo de Henrique Gomes, aos 89 minutos, jogador que tinha entrada em campo um minuto antes, garantiu o triunfo do Gil Vicente. Com esta vitória, o Gil Vicente está em quinto lugar, com 45 pontos, a um do Sporting de Braga, que é quarto e vai em três jogos seguidos sem triunfos.