O FC Porto regressou hoje às vitórias na I Liga e ultrapassou provisoriamente o SC Braga no segundo lugar, ao impor-se por 2-0 no reduto do Gil Vicente. Matheus Uribe inaugurou o marcador aos sete minutos, cabendo a Sérgio Oliveira fixar o resultado com um golaço aos 60'.

A equipa 'azul e branca' passou a totalizar 48 pontos (menos 10 em relação ao Sporting) e subiu ao segundo lugar, com dois pontos de vantagem sobre o SC Braga, que fecha a 22.ª jornada na terça-feira, na receção ao Vitória de Guimarães. Já o Gil Vicente é 15.º classificado, com 19 pontos.

Sérgio Conceição mudou cinco peças em relação ao jogo com o SC Braga, para a Taça de Portugal: Marchesín, Nanu (não jogava desde a lesão arrepiante no Jamor), Diogo Leite, Sérgio Oliveira e Taremi regressaram às opções, por troca com Diogo Costa, Sarr, Mbemba (único lesionado), Grujic e Luis Díaz. Já o Gil Vicente apresentou-se com uma linha de cinco defesas, com Talocha a juntar-se a Ygor e Rodrigão no eixo central e Paulinho e Henrique Gomes a assumirem as laterais.

Depois da péssima entrada no jogo com o SC Braga, o FC Porto só precisou de sete minutos para chegar ao golo em Barcelos: no seguimento de um mau alívio dos gilistas a canto de Sérgio Oliveira, a bola sobrou para Uribe no interior da grande área, com o colombiano a rematar com força para o fundo da baliza de Denis.

Os 'azuis e brancos' tiveram várias oportunidades para aumentar a vantagem, mas Denis conseguiu negar o golo a Corona (21') e Marega (22'). Perto da meia-hora de jogo, Marega isolou-se após passe de Manafá, mas perdeu ângulo e entregou a Taremi, que também não decidiu da melhor forma e acabou por ser Sérgio Oliveira a atirar por cima.

O FC Porto tentava 'matar' o jogo o quanto antes, talvez já a pensar na Juventus, mas o guardião do Gil Vicente ia afastando o perigo: aos 41' foi ao chão defender, com uma palmada, o cabeceamento com selo de golo de Corona, e já em cima do intervalo travou um remate de fora da área de Otávio.

A segunda parte começou com Sarr e Luis Díaz nos lugares de Pepe e Corona - o central apresentou queixas e o mexicano não recuperou totalmente do choque de cabeças com Rodrigão - e com o FC Porto a gerir a vantagem.

Lucas Mineiro ainda assustou ao atirar ligeiramente por cima da baliza de Marchesín (59'), mas acabou por ser o conjunto 'azul e branco' a festejar no minuto seguinte: Taremi recebeu na esquerda, driblou Gonçalves e entregou a Sérgio Oliveira, que disparou do meio da rua para o 2-0. Foi o 15.º golo do médio portista na presente temporada - soma mais golos em 2020/21 do que nas últimas quatro épocas (14).

O Gil Vicente tentou responder aos 64 minutos, com Pedro Marques a ser lançado na direita, mas Marchesín fez bem a mancha e conseguiu desviar o remate para canto. O FC Porto ainda voltaria a marcar, pelo recém-entrado Evanilson (90'), mas o lance foi invalidado por fora de jogo de Luiz Díaz e o 2-0 manteve-se até ao apito final.