O Gil Vicente pode hoje assegurar o quinto lugar na I Liga portuguesa de futebol e uma inédita qualificação para as competições europeias da próxima época, caso pontue na receção ao 'aflito' Tondela, na 33.ª e penúltima jornada.
Com 48 pontos, mais três do que o Vitória de Guimarães, sexto, os gilistas apenas precisam de um ponto para garantir o quinto lugar, igualando a sua melhor marca, alcançada em 1999/00.
Numa das piores fases da temporada, sem vencer há seis encontros, o Gil Vicente recebe o Tondela, na 16.ª posição, de acesso ao 'play-off' de manutenção.
Em caso de triunfo dos viseenses, o Moreirense, 17.º e penúltimo classificado, e que no sábado perdeu no Estoril, vê confirmada a sua despromoção ao segundo escalão, enquanto o Belenenses SAD ficaria obrigado a vencer o Famalicão na segunda-feira para também não ser relegado.
Ainda em zona perigosa, na 14.ª posição, o Vizela precisa de apenas um ponto na receção ao Marítimo, nono, para assegurar pela primeira vez na sua história a manutenção no principal escalão.
Em busca de pontos para se afastar dos lugares de despromoção, o Arouca, 15.º colocado, visita o Sporting de Braga, quarto, num encontro em que Ricardo Horta pode, caso marque um golo, igualar Mário Laranjo como o melhor marcador de sempre dos 'arsenalistas', com 92 tentos.
No outro encontro do dia, o Santa Clara, 12.º posicionado, recebe o Paços de Ferreira, oitavo, num encontro entre equipas que já asseguraram a manutenção.
No sábado, o FC Porto assegurou o 30.º título de campeão português de futebol, ao vencer em casa do Benfica, por 1-0.
Programa da 33.ª jornada:
- Sexta-feira, 06 mai:
Boavista - Vitória de Guimarães, 1-1
- Sábado, 07 mai:
Estoril Praia – Moreirense, 1-0
Benfica - FC Porto, 0-1
Portimonense - Sporting, 20:30
- Domingo, 08 mai:
Gil Vicente - Tondela, 15:30
Vizela - Marítimo, 15:30
Sporting de Braga - Arouca, 18:00
Santa Clara - Paços de Ferreira, 19:30 locais (20:30, horas de Lisboa)
- Segunda-feira, 09 mai:
Belenenses SAD – Famalicão, 20:15
Comentários