O presidente do Vitória de Guimarães, Júlio Mendes, mostrou-se esta quarta-feira convicto que o Conselho de Arbitragem vai tomar uma decisão ponderada, que credibilize o futebol, após os pedidos dos árbitros para serem dispensados de jogos das ligas profissionais.
Apenas três dos 76 árbitros disponíveis para os jogos da I da II Liga não pediram "dispensas por falta de condições psicológicas" dos jogos do fim de semana, e o dirigente vitoriano considerou que o órgão da Federação Portuguesa de Futebol vai tomar uma decisão "ponderada", de acordo com aquilo que melhor "entende para o futebol português", embora sem opinar sobre a posição da maioria dos juízes.
"Estou convencido que este Conselho de Arbitragem está absolutamente empenhado em melhorar a arbitragem, em credibilizá-la, em dar passos que favoreçam o futebol português", disse, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, antes da viagem da comitiva minhota para a Áustria, para o jogo da Liga Europa, com o Salzburgo.
O responsável disse ainda estar preocupado com o que se tem se tem "assistido, no passado recente, no futebol português", a seu ver uma "atividade muito importante para o país".
Júlio Mendes acrescentou, a propósito da reunião do movimento apelidado ‘G15’, à qual faltou por "compromissos inadiáveis", que, noutras alturas, o emblema vimaranense já foi crítico na discussão de outras matérias e está disponível para encontrar outro modelo para o futebol, apesar dos problemas para estabelecer consensos.
"A dificuldade é conseguir que cada um dos representantes das sociedades desportivas concorde com o que é um modelo justo, um modelo equilibrado e transparente. Isto é um sistema democrático e não é preciso dizermos mais para perceberem que vamos estar sempre do lado da solução", descreveu.
Sobre a deslocação à Áustria, para a Liga Europa, o dirigente salientou que a equipa portuguesa vai tentar vencer a "final" com o Salzburgo, "uma equipa muito talentosa", para continuar a ter hipótese de seguir para os 16 avos de final.
O Vitória de Guimarães tem quatro pontos e ocupa o último lugar no Grupo I, em que o Salzburgo lidera (oito) e o Marselha ocupa o segundo lugar (seis).
Comentários