Viktor Gyokeres foi considerado, esta quarta-feira, como o melhor avançado sueco de 2023 pela federação de futebol da Suécia. O avançado do Sporting superou a concorrência de Viktor Claesson, do Copenhaga e Alexander Isak, do Newcastle.

"Estou muito feliz e orgulhoso. Estamos num período que coincide com a existência de avançados muito talentosos na Suécia, pelo que ser o grande vencedor deste prémio foi obviamente difícil, mas também divertido, na medida em que me foi dada a oportunidade de jogar cada vez mais e, por isso, sinto-me bem em muitos jogos. Infelizmente não foi possível atingir a qualificação (para o Europeu), mas estou incrivelmente grato por vestir a camisola azul e amarela e temos como objetivo o próximo campeonato (Mundial)", afirmou o avançado em declarações à federação sueca.

Gyokeres não esqueceu do Sporting durante o discurso de agradecimento publicado nas redes sociais da federação. "Mudei de clube, e, claro, significou muito, cheguei a um nível mais elevado. Tive que me desenvolver tanto no campo como fora dele para ter um bom desempenho e sinto que o fiz bem, gosto muito de estar no Sporting. Gostaria de vos agradecer este prémio, que é incrivelmente importante para mim e desejo que todos tenham um bom Ano Novo".

Para além do avançado do Sporting, a federação sueca considerou também Robin Olsen, do Arsenal, como o melhor guarda-redes, o ex-Benfica, Viktor Lindelof, atualmente no Manchester United, como o melhor defesa e Dejan Kulusevski, do Tottenham, como o melhor médio.

Pela seleção da Suécia, Gyokeres já apontou cinco golos, em 19 partidas.