Com as paragens para os jogos das seleções, sobra tempo para se fazerem as contas da I Liga, quando já decorreram oito jornadas. Para já, e depois de já ter sido disputado um clássico entre Sporting e FC Porto (1-1), os dragões lideram a classificação, com sete vitórias e apenas um empate consentido em Alvalade no jogo grande da 7ª jornada.

O início prometedor dos azuis-e-brancos é um sério aviso a Benfica e Sporting. Por não ter cumprido com o 'Fair Play' financeiro e sobre a alçada da UEFA, o FC Porto viu-se obrigado a uma gestão mais ponderada, recuperando jogadores que estavam emprestados como Marega, Aboubakar e Ricardo Pereira.

Também por esse facto, a equipa de Sérgio Conceição foi vista inicialmente pelos críticos como uma formação que não era favorita à conquista do título nacional. Contudo, o arranque fulgurante dos portistas, tanto a nível interno, como na Liga dos Campeões, são um bom indicador para o que se vai passar até final. Os azuis-e-brancos são o melhor ataque e defesa do campeonato, com 19 golos marcados e três sofridos. Em 2016/2017 a realidade era diferente, os dragões apareciam na segunda posição com 19 pontos e já tinham averbado um empate e uma derrota.

Já o Sporting também teve um início prometedor, mas acabou por ceder pontos nas últimas duas jornadas, deixando os azuis-e-brancos na liderança isolada da classificação. Os leões contam com seis vitórias e dois empates. A equipa de Alvalade cedeu pontos (1-1) no terreno do Moreirense e empatou (0-0) frente ao FC Porto.

Ainda assim, os verdes-e-brancos melhoraram o registo da época transata. No ano passado, o Sporting ocupava o terceiro lugar, com 17 pontos. Com cinco vitórias, dois empates e uma derrota.

Realidade oposta vive o Benfica. Na época anterior, os tetracampeões nacionais roubaram a liderança da Liga ao Sporting à 5ª jornada e não mais a deixaram a fugir. Estabelecendo um comparativo, à 8ª jornada em 2016/2017, os encarnados lideravam com 22 pontos, curiosamente os mesmos pontos que o FC Porto somou até ao momento em oito rondas na nova temporada.

As águias estão a ter um início titubeante, já que só obtiveram 17 pontos, fruto de dois empates e uma derrota. O Benfica está no terceiro posto do campeonato.

O campeonato agora só regressa no fim-de-semana de 20 de outubro. O Sporting recebe o Chaves, o Benfica desloca-se ao terreno do Aves e o FC Porto defronta o Paços de Ferreira no Dragão.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.