O médio do Vitória de Guimarães Hurtado disse hoje acreditar que o clube da I Liga portuguesa de futebol pode igualar ou melhorar os resultados da época transata, mesmo com as "muitas competições" pela frente.

O internacional peruano, de 26 anos, oficializado na quinta-feira como jogador vitoriano para as próximas quatro épocas, começou a trabalhar nesta semana e deseja que a próxima temporada "seja melhor do que a anterior", em que a equipa foi quarta classificada na I Liga e atingiu a final da Taça de Portugal (derrota com o Benfica, por 2-1).

"Estamos aqui para melhorar e para fazer as coisas bem. Acho que temos de manter o que fizemos. É difícil, mas nunca impossível. Se trabalharmos bem, podemos conseguir grandes coisas", disse, antes do primeiro treino do dia, na academia do clube vimaranense.

O jogador reconheceu que a presença em cinco competições - Supertaça, I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa - e a possibilidade de disputar entre 26 a 28 jogos oficiais até ao final do ano civil é um "desafio" para a equipa, mas mostrou-se confiante na capacidade do técnico Pedro Martins para "saber gerir" o plantel.

Os vitorianos arrancam oficialmente a temporada 2017/18 com o jogo da Supertaça, frente ao Benfica, no dia 05 de agosto, pelas 20:45, no Estádio Municipal de Aveiro, e Hurtado referiu que o clube "pensa sempre em ganhar", tendo ainda antecipado o regresso da equipa à Liga Europa, em setembro, com a entrada direta na fase de grupos.

"É uma motivação extra, porque é uma competição europeia e queremos levar o nome do Vitória alto", avançou o futebolista que, na época passada, se distinguiu em Guimarães a jogar a médio-ofensivo.

Hurtado, que estava ligado contratualmente ao Reading, de Inglaterra, e que, em território luso, já representou também o Paços de Ferreira, entre 2012/13 e 2014/15, admitiu ter tido propostas de outros emblemas da I Liga portuguesa, apesar de não ter revelado quais.

O Vitória de Guimarães disputa o próximo jogo de pré-temporada ante o FC Porto, no domingo, pelas 20:30, no Estádio D. Afonso Henriques, a contar para o Troféu Cidade de Guimarães, e o médio referiu que o embate vai servir para "corrigir erros".

O defesa Pedro Henrique não treinou hoje de manhã, com uma lesão no gémeo interno esquerdo, e está em dúvida para o jogo com os ‘dragões', ao passo que o lateral-esqurdo Konan continua entregue ao departamento médico vitoriano e não vai jogar no domingo.