Benfica e FC Porto entram em campo na 26.ª jornada da I Liga igualados no topo da classificação, num fim de semana em que os 'encarnados' têm visita difícil ao Moreirense, e os 'dragões' recebem o Marítimo.

Depois de conseguir sair vitorioso do clássico no Dragão (2-1), o Benfica foi travado na segunda-feira do dérbi em casa frente ao Belenenses SAD (2-2), resultado que deixou a turma de Bruno Lage com os mesmos 60 pontos que o FC Porto.

A vantagem no confronto direto - as 'águias' venceram os dois confrontos com o campeão nacional - dá a liderança no campeonato ao Benfica, mas deixa os 'encarnados' sem margem de erro para as restantes nove jornadas, tal como o campeão FC Porto.

No domingo, e depois de jogarem na quinta-feira a Liga Europa com o Dínamo Zagreb, os 'encarnados' estão obrigados a vencer em Moreira de Cónegos, frente à equipa sensação do campeonato, que ocupa a quinta posição, e que já empatou o 'dragão' em casa.

Na I Liga, a equipa de Ivo Vieira venceu na Luz na primeira volta (3-1) e em casa impôs um empate sem golos ao campeão nacional, permitindo então a aproximação do Benfica ao rival, no início de janeiro.

Em Moreira de Cónegos, no domingo, às 17h30, Bruno Lage já pode contar com o castigado Gabriel, que cumpriu castigo no encontro com o Belenenses SAD. Já Haris Seferovic, que saiu lesionado em Zagreb há uma semana, ainda está em dúvida.

O FC Porto entra em campo no sábado (20h30) e pode subir provisoriamente ao primeiro lugar, num jogo em que recebe o Marítimo, 11.º classificado, mas apenas três pontos acima da linha de água.

Sérgio Conceição deverá ter o plantel quase todo à disposição, mantendo-se de fora o camaronês Aboubakar. Os 'dragões' são absolutos favoritos à conquista dos três pontos, com a história a seu favor: 36 vitórias e dois empates em casa com os insulares.

A 26.ª jornada da I Liga começa já está sexta-feira com a receção do Sporting - ainda na perseguição ao Sporting de Braga no terceiro lugar - ao Santa Clara. Os 'leões' poderão, em caso de triunfo, alcançar os arsenalistas, ainda que de forma provisória.

Nemanja Gudelj não poderá entrar em campo por estar a cumprir castigo, mas Bas Dost já deverá regressar aos eleitos de Marcel Keizer, depois de ter falhado a vitória no Bessa (2-1), devido a um traumatismo no joelho direito.

Já o Sporting de Braga visita no sábado o Vitória de Setúbal, naquela que será a terceira deslocação dos bracarenses ao Bonfim na época em curso.

Na Taça da Liga, quando os sadinos já não podiam seguir em frente, o Sporting de Braga goleou por 4-0, em 28 de dezembro, mas na Taça de Portugal, em 18 de dezembro, os setubalenses obrigaram os bracarenses a prolongamento (1-0).

O lanterna-vermelha o Feirense (18.º), que bateu na última ronda o recorde negativo do Varzim em 1984/85 de 23 jogos sem vencer, desloca-se no domingo ao campo do Tondela, emblema que também está na zona de descida, no 16.º lugar.

O Desportivo de Chaves, igualmente na zona de despromoção (17.º), visita no mesmo dia o Desportivo das Aves (12.º), naquele que será um regresso de José Mota à Vila das Aves, onde iniciou a época.

Os transmontanos confirmaram esta semana a saída de Tiago Fernandes (já tinha orientado de forma interina o Sporting aquando da saída de José Peseiro), que tinha substituído Daniel Ramos à 13.ª jornada, e a entrada de José Mota, que tinha sido despedido do emblema avense à 17.ª ronda, com o Aves a fazer entrar então Augusto Inácio.