A próxima edição do campeonato nacional vai ter 18 clubes de oito distritos diferentes num claro domínio de equipas situadas no litoral norte de Portugal com os regressos de Famalicão, Paços de Ferreira e Gil Vicente ao escalão principal.

Tendo em conta as 18 equipas apuradas para a edição da I Liga de 2019/2020 é possível constatar o acentuado domínio dos clubes a norte com os distritos de Braga e do Porto a colocarem um total de 10 equipas na competição.

Da Associação de Futebol de Braga vai disputar a I Liga Moreirense, SC Braga, Vitória de Guimarães, Famalicão, Moreirense e Gil Vicente. O regresso dos 'históricos' Famalicão e Gil Vicente colocam o Minho com um total de cinco emblemas no escalão principal algo que não acontecia há vários anos.

Já a Associação de Futebol do Porto vai ser representada por Boavista, Paços de Ferreira, FC Porto, Desportivo das Aves e Rio Ave num total de cinco emblemas no principal escalão em 2019/2020.

Infografia: Liga 2019/20 com mais pronúncia do Norte
Infografia: Liga 2019/20 com mais pronúncia do Norte créditos: SAPO Desporto/Infografias

O Tondela conseguiu assegurar a manutenção no principal escalão do futebol português na última jornada da temporada passada e será o único clube do interior de Portugal na I Liga representando a Associação de Futebol de Viseu.

Do distrito de Lisboa, Benfica, Sporting e Belenenses SAD mantêm-se como os principais representantes da capital com o Vitória F.C. a representar o distrito de Setúbal.

O Portimonense continua a ser o único representante da Associação de Futebol do Algarve enquanto que o Santa Clara, dos Açores, e o Marítimo, da Madeira, são os representantes das ilhas.

Total de presenças dos 18 clubes no principal escalão do futebol português (a contar com 2019/2020)

Desportivo das Aves: 6
Belenenses SAD: 2
Benfica: 86
Boavista: 57
SC Braga: 64
Famalicão: 8
Gil Vicente: 19
Marítimo: 40
Moreirense: 10
Paços de Ferreira: 21
Portimonense: 17
FC Porto: 86
Rio Ave: 26
Santa Clara: 5
Sporting: 86
Tondela: 5
Vitória de Guimarães: 75
Vitória de Setúbal: 72

*Notícia originalmente publicada a 29 de maio de 2019

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.