Não há como evitar escolher Jonas como um dos principais jogadores do Benfica e a sua influência na equipa orientada por Rui Vitória é inegável. No entanto, o camisola 10 tem demonstrado que a sua boa forma aos 33 anos colocam-no entre os jogadores mais influentes das principais ligas europeias. O jornal A Bola compilou a lista que coloca o avançado em terceiro lugar atrás apenas de Messi e Neymar.

Para termos de contabilidade, entram nas contas os golos e assistências que os jogadores colocam dentro de campo para as respetivas equipas. Neste sentido, Jonas soma 25 golos e seis assistência estando ligado diretamente a 31 dos 59 golos que o Benfica marcou esta temporada. Em termos de percentagem, Jonas esteve envolvido em mais de metade dos tentos ‘encarnados’.

À frente de Jonas estão Neymar e Messi sendo que o argentino lidera a lista. O ‘astro’ do Barcelona soma 20 golos e 12 assistências estando ligado a 32 golos do clube catalão. Em França, Neymar também esteve envolvido em 32 golos do PSG, mas tem menos um golo do que Messi. Já em assistências, o brasileiro soma 13 passes para golo.

A seguir a Jonas vêm alguns dos jogadores que têm estado em destaque no futebol europeu esta temporada. A título de exemplo, o avançado do Benfica esteve envolvido em mais golos/assistências do que Mohammed Salah, do Liverpool, Edinson Cavani, do PSG ou Sergio Aguero, do Manchester City. A dificuldade da Primeira Liga face às restantes serve como condicionante, uma vez que a Liga Inglesa e Espanhola (duas das representadas) apresentam uma dificuldade mais alta.

A nível interno, Bas Dost é o jogador mais influente do Sporting e o ‘perseguidor’ de Jonas com menos nove ligações a golo – seja marcado ou assistido – do que o brasileiro. No FC Porto, Marega tem sido o jogador mais influente desta temporada na equipa de Sérgio Conceição ao estar ligado a 21 golos.