A nomeação de João Capela para o jogo entre Académica e Benfica foi recebida com muitas críticas do lado do Sporting, verbalizadas na quarta-feira por Octávio Machado. O diretor para o futebol do Sporting considerou que "Capela já estava reservado" para os encarnados, acrescentando que o o árbitro "dá toda a tranquilidade" aos bicampeões.

Dois dias depois, João Capela deu uma resposta ao ambiente criado em torno da sua nomeação e garantiu ao jornal Record que não se deixa afetar pela controvérsia. "O que tem acontecido nos últimos dias tem acontecido em todos os últimos dias de campeonatos anteriores. Estamos na fase das decisões e é natural que haja mais ruído que o normal. Nós árbitros já estamos habituados a estas estratégias de comunicação, percebemos qual o seu objetivo, mas só temos uma coisa a fazer: pensar na nossa tarefa", disse.

"Não tenho estigmas em relação a nada ou a situações anteriores. Apenas analisamos factos. Se não pensarmos apenas nisso, não estaremos a ter um contributo profissional para valorizar o desporto e a nossa Liga. Os árbitros querem estar do lado positivo e fazer bem a sua tarefa", salientou ainda o juiz de Lisboa, à margem de uma ação da EPIS (Empresários pela Inclusão Social), na Amadora.

João Capela assegurou ainda que passa ao lado da discussão em torno da arbitragem que é feita semanalmente nos programas televisivos. "Optei há alguns anos por não ver programas televisivos sobre futebol. Só percebo que estou a ser mais exposto quando recebo telefonemas de família e amigos. Tento responder sempre da mesma forma: é normal que os árbitros tenham este tipo de exposição e estejam sujeitos a este tipo de ruídos. Cada um deve perceber que comportamento quer ter: se quer ser positivo e contribuir para que esta indústria seja rentável no objetivo de ser uma das cinco melhores ligas europeias; ou então estar no lado negativo e complicador. Como não controlo as opções dos outros, penso apenas no que posso fazer, que é contribuir para a estabilidade dos campeonatos. Mas é um ruído igual a todos os outros anos", concluiu.

João Capela dirige este sábado o Académica-Benfica a partir das 18h30, no Estádio Cidade de Coimbra.