Continua viva a luta pelo título, mas a corrida passou, depois desta 31.ª jornada, a ser apenas a dois. Derrotado no Estádio da Luz, o Braga ficou a nove pontos do Benfica com nove pontos por disputar até ao final da prova.
Matematicamente, os minhotos ainda podem ser campeões, porque têm vantagem no confronto direto com as águias, mas para tal teriam de ganhar os seus três jogos e esperar que o Benfica somasse três derrotas e ainda que o FC Porto não somasse mais do que quatro pontos.
Entre Benfica e FC Porto a distância manteve-se, com a vitória dos azuis e brancos em Arouca, e continua a ser de quatro pontos, mas os encarnados ficaram mais perto da festa: precisam - para não estarem dependentes dos resultados do rival nortenho - de somar seis pontos (duas vitórias) nas três jornadas em falta e cinco até podem chegar (isto porque ninguém tem vantagem no confronto direto entre águias e dragões e a equipa de Roger Schmidt está na frente no segundo critério de desempate, a diferença entre golos marcados e golos sofridos).
Mas o clube da Luz até se pode sagrar campeão já na Jornada 32. Para tal, precisa de ganhar em Portimão no sábado e esperar que o FC Porto perca, depois, domingo na receção ao Casa Pia.
Quem também ganhou nesta ronda foi o Sporting, tirando partido da derrota do Braga para manter vivo o sonho de chegar, ainda, ao 3.º lugar e à consequente vaga na Liga dos Campeões 2023/24. Os leões triunfaram de forma clara em Paços de Ferreira e estão agora a quatro pontos dos arsenalistas, sobre quem têm vantagem no confronto direto.
O que falta jogar
Calendário do Benfica
32.ª jornada: Portimonense, fora (13 de maio)
33.ª jornada: Sporting, fora (21 de maio)
34.ª jornada: Santa Clara, casa (27 de maio*)
Calendário do FC Porto
32.ª jornada: Casa Pia, casa (14 de maio)
33.ª jornada: Famalicão, fora (20 de maio)
34.ª jornada: V. Guimarães, casa (27 de maio*)
Calendário do Braga
32.ª jornada: Santa Clara, casa (14 de maio)
33.ª jornada: Boavista, fora (20 de maio)
34.ª jornada: P. Ferreira, casa (27 de maio*)
Calendário do Sporting
32.ª jornada: Marítimo, casa (13 de maio)
33.ª jornada: Benfica, casa (21 de maio)
34.ª jornada: Vizela, fora (27 de maio*)
Classificação
1.º: Benfica, 80 pontos (72 golos marcados, 17 golos sofridos)
2.º: FC Porto, 76 pontos (64 golos marcados, 19 golos sofridos)
3.º: SC Braga, 71 pontos (66 golos marcados, 26 golos sofridos)
4.º: Sporting, 67 pontos (65 golos marcados, 28 golos sofridos)
Comentários