Este artigo tem mais de 11 anos
Vitória de Guimarães não foi adversário à altura do FC Porto, que marcou quatro golos, três de Jackson Martínez. Liedson estreou-se mas não marcou.
O FC Porto goleou, este sábado, o Vitória de Guimarães por 0-4, em jogo da 17.ª jornada da I Liga, disputado no Estádio D. Afonso Henriques. O colombiano Jackson Martínez foi a figura do jogo ao completar um hat-trick (37’, 55’ e 73’). Mangala (14’) abriu o caminho à goleada portista.
Vítor Pereira não pôde contar com Defour, que havia utilizado com regularidade no ataque azul e branco, face à ausência de James, ambos lesionados. Desta forma, o treinador portista apostou no médio russo Izmaylov desde o início para a frente dos Dragões. Quanto à equipa vimaranense, Rui Vitória utilizou o mesmo “onze” do empate a um golo em Alvalade na jornada anterior.
Perante um estádio com adeptos vitorianos muito fervorosos, o FC Porto começou a partida a empurrar os jogadores do Vitória para a sua área e chegou facilmente ao primeiro golo da partida. Na sequência de um pontapé de canto apontado por João Moutinho, Mangala “ganhou asas” e cabeceou forte e certeiro para o fundo das redes da baliza de Douglas, inaugurando o marcador no Estádio D. Afonso Henriques.
Tudo parecia fácil para os homens de azul e branco, que se movimentavam muito bem sobre o relvado, com destaque para os médios Lucho, Moutinho e Fernando. O FC Porto dominou durante toda a primeira parte, criando muitas dores de cabeça à formação da casa.
O segundo golo do FC Porto foi uma cópia do primeiro. Novo pontapé de canto, outra vez Moutinho, e desta vez surgiu Jackson Martínez a cabecear em direção à linha de golo, dilatando a vantagem portista aos 37 minutos.
Quem sofreu a fúria e descontentamento dos adeptos foi a equipa de arbitragem, liderada por Marco Ferreira, que saiu do estádio ao intervalo debaixo de fortes assobios por, segundo o público em Guimarães, ter desfavorecido a equipa comandada por Rui Vitória,
À entrada para o segundo tempo, os dois treinadores não fizeram alterações nas equipas iniciais.
Os Dragões, tal como no primeiro tempo, entraram na etapa complementar a fazer uma pressão muito alta no meio campo, roubando praticamente todas as bolas ao adversário, e chegaram ao terceiro golo com naturalidade. Aos 55 minutos, Fernando "lançou" Jackson Martínez nas costas da defesa do Vitória e o colombiano, com espaço e tempo, rematou fora do alcance de Douglas.
Com um cenário “negro”, Rui Vitória decidiu fazer duas alterações na sua equipa, tirando Barrientos e Alex, “lançando” André André e Crivellaro. Vítor Pereira decidiu substituir Lucho por Castro e Izmaylov por Sebá.
É verdade que o Vitória de Guimarães não foi um adversário à altura do FC Porto, mas também não é mentira que os Dragões estiveram a nível altíssimo, desde a defesa até ao ataque.
A noite foi mesmo de Jackson “cha cha cha” Martínez que, aos 73 minutos, completou um hat-trick de cabeça. Depois do quarto portista, foi a vez de Liedson se estrear com a camisola azul e branca, mas não conseguiu colocar a bola dentro da baliza do Vitória de Guimarães.
Com este triunfo, o FC Porto segura a liderança da I Liga e fica à espera do que fará, amanhã, o rival Benfica na receção ao Vitória de Setúbal. Recorde-se que, em caso de vitória, os encarnados voltam a igualar pontualmente os Dragões.
Comentários