Sporting e FC Porto vão disputar no próximo domingo o primeiro 'clássico' do futebol português da presente época, e logo com a liderança da prova em disputa depois de várias rondas em igualdade pontual.

Os 'leões' de Jorge Jesus estiveram seis jogos consecutivos a vencer, mas na véspera do 'clássico' com os 'dragões' empataram em Moreira de Cónegos 1-1 e desperdiçaram uma oportunidade para receber o FC Porto em igualdade pontual.

A equipa de Sérgio Conceição chega a Alvalade com uma dinâmica de vitória de sete triunfos consecutivos assente no melhor ataque e na melhor defesa da prova. Os 'dragões' têm um total de 19 golos marcados e apenas três sofridos enquanto que o Sporting de Jorge Jesus apresenta o segundo melhor ataque do campeonato com 16 golos marcados e apenas quatro sofridos.

Mas clássico é clássico, e não há nenhum jogador português que fique indiferente a um dos jogos mais importantes da época. Na antevisão do jogo da 8ª jornada, o SAPO Desporto falou com Jaime Magalhães, antigo jogador do FC Porto que disputou vários encontros deste tipo ao longo da sua carreira.

"O que significava o clássico? Para nós jogadores portugueses estávamos sempre à espera que acontecessem estes jogos. Já em relação aos jogadores estrangeiros não sei o que lhes passava na cabeça, mas para nós os jogo FC Porto - Sporting ou um FC Porto - Benfica eram sempre os jogos mais apetecíveis. Acho que todos os jogadores gostam de entrar no estádio e ver o estádio repleto de adeptos tanto de um lado como do outro, e faz com que nós não tivéssemos tempo para dormir um bocadinho na noite anterior ao jogo, mal dava para respirar, e acho que todos os jogadores portugueses tinham esse sentimento de querer jogar e fazer com que o espectáculo fosse melhor ainda", partilhou Jaime Magalhães sobre  o significado de jogar um 'clássico'.

Sobre a rivalidade entre os clubes, o antigo médio portista considera que com o passar os anos as equipas têm perdido o respeito umas pelas outras e que é cada vez mais comum a equipa visitante impor-se ao adversário.

"Havia uma grande rivalidade, quando nós jogávamos no antigo estádio das Antas éramos nós que mandávamos, quando íamos a Alvalade, o Sporting já mandava, mas havia mais respeito entre as equipas. Hoje as equipas já perderam mais respeito, vão a casa do adversário e ganham com mais facilidade e vice-versa. O Sporting já veio aqui ao Dragão, e até já ganha, quer dizer, há menos respeito do que havia antigamente", atirou Jaime Magalhães.

Para o antigo jogador do FC Porto, o 'clássico' de domingo vai ter as melhores equipas do campeonato em campo.

"Acho que FC Porto e Sporting são as melhores equipas do campeonato até ao momento, e por isso creio que vai ser um jogo muito bem disputado, que será resolvido certamente num lance ou outro, como um lance de bola parada uma vez que as equipas estão muito fortes. Tanto o FC Porto como o Sporting estão a jogar muito bem, o Sporting demonstrou uma grande força de vontade e de mais valia contra o Barcelona, e infelizmente sofreu o golo através daquele autogolo, mas esteve muito bem. Já o FC Porto a mesma coisa. Passou um grande teste que foi contra o Mónaco, perante uma poderosa equipa e estão as duas equipas de parabéns. Nesta caso, acho que o Sporting jogando em casa é o favorito na minha perspectiva, mas acho que será um jogo apetecível de ver, e espero que ganhe a minha equipa [que é o FC Porto claro]", disse Jaime Magalhães em entrevista ao SAPO Desporto.

Questionado sobre as diferenças do FC Porto deste ano em relação à época passada, o antigo jogador do FC Porto considera que a chegada de Sérgio Conceição trouxe uma mentalidade vencedora ao grupo.

"[O Sérgio Conceição] mudou a mentalidade da cabeça dos jogadores, acho que os mesmos jogadores do ano passado este ano correm mais , e acho que se formos ver um exemplo concreto temos o caso do Brahimi, que vem defender quase na nossa grande área e faz com que ele consiga ver ainda melhor o jogo e melhorar a sua situação também na equipa", disse Jaime Magalhães.

Em relação à possível titularidade de Marega em Alvalade, e das provocações dos adeptos do Sporting ao jogador do FC Porto, Jaime Magalhães considera que o avançado maliano tem sido um dos melhores jogadores do plantel portista e que não tem de 'dar respostas a ninguém'.

"O Marega não tem de dar respostas a ninguém. O Marega é simplesmente um dos melhores jogadores do FC Porto neste momento. É um jogador que está em grande forma, é um jogador que começa a jogar e acaba aos noventa minutos; se o jogo tiver 95 minutos, ele corre até aos 95. É jogador imprescindível neste momento no FC Porto. Por isso mesmo, acho que neste momento, todos os jogadores que estão no plantel do FC Porto têm de lutar por um lugar no onze inicial, e é isso que o Sérgio está a fazer, com que todos os jogadores estejam a dar o seu melhor para conseguir jogar no onze inicial", acrescentou Jaime Magalhães.

Sobre o adversário do FC Porto, o ex-médio portista considera que a ausência de Doumbia poderá ser uma vantagem.

"Com algumas mexidas o Sporting abanou um pouco. Agora também tem a lesão do Doumbia, o que faz com que as coisas também se modifiquem um pouco e que não tem ajudado Jorge Jesus a fazer as escolhas para o seu onze inicial. No entanto, o Sporting continua a ser uma equipa muito forte, demonstrou agora contra o Barcelona que realmente tem jogadores que possam também fazer a diferença e demonstrou um grande poderio e não só, com grandes jogadores, e espero que no domingo seja um bom jogo e que no final ganhe o FC Porto",

O FC Porto já não vence em Alvalade para o campeonato nacional desde 2008, mas para Jaime Magalhães esse tipo de dado estatístico não vai estar presente na cabeça dos jogadores de Sérgio Conceição.

"É sempre um jogo. Certamente que os jogadores não vão estar a pensar no que aconteceu nos anos passados e estão a pensar simplesmente no jogo de domingo. Espero é que os jogadores façam o possível, e que façam o que tenham feito até aqui, pois se o fizerem certamente que vão levar os três pontos para o norte.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.