Jesualdo Ferreira disse hoje que os objetivos do Sporting de Braga são ficar entre os primeiros lugares da I Liga de futebol, na qual quer entrar a vencer, diante do Paços de Ferreira, sexta-feira, em Felgueiras.

«Os objetivos do Braga são ficar nos primeiros lugares. Até agora nunca conseguiu ficar em primeiro, já ficou em segundo, terceiro e quarto lugar. Mas, para baixo do quarto, já não é dos primeiros, [logo] não é nosso objetivo», afirmou o técnico na antevisão da partida.

Instado sobre se a equipa estará condenada a lutar pelos terceiro ou quarto lugares, dado o favoritismo de FC Porto e Benfica para os dois primeiros lugares, "chutou" a questão para mais tarde, notando que «essa `lei´ também existia quando o Braga ficou em segundo».

«Quando o Boavista foi campeão também existia essa `lei´, que só o Sporting, FC Porto ou Benfica podiam ser campeões. Toda a gente sabe que se os três `grandes´ estiverem muito fortes é difícil que os outros clubes se metam pelo meio, mas nem sempre isso acontece», disse.

Jesualdo Ferreira recusou ainda a ideia ser um treinador defensivo: «Ninguém ganha campeonatos, como eu já ganhei, a jogar à defesa. Existem sim, equipas equilibradas e é isso que pretendo. Vamos ter jogo para ganhar e com jogadores educados para ganhar».

O técnico considerou que «ainda não está muita coisa consolidada [na equipa], também não falta tudo, mas falta muito».

Sobre o jogo com o Paços de Ferreira, disse esperar «um jogo bom e difícil» entre «dois adversários que disputaram um lugar importante na época passada, o do acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões», mas recusou a ideia de este jogo ser um «tira-teimas».

«O Paços de Ferreira fez uma campanha fantástica e conseguiu com mérito esse lugar, mas agora tem um treinador e jogadores novos, quase tudo novo neste momento. O Braga tem objetivos diferentes, nos últimos anos esteve sempre por cima e vai discutir o jogo para ganhar. Queríamos que estivessem muitos adeptos nossos em Felgueiras para começar a época com confiança, isso seria muito importante», apelou.

Sobre um eventual reforço da frente de ataque, depois de Kléber ter falhado, foi irónico: «Há alguém que tem que vir e esse alguém é o Éder», que continua a recuperar de uma grave lesão no joelho.

«Se vem mais ou alguém ou não, vamos ver ainda, mas não faz sentido encher o Braga de jogadores que depois não jogam», acrescentou.

Jesualdo Ferreira disse ainda que o FC Porto parte como favorito da I Liga por ter sido campeão, mas admitiu não ter ainda «ideias muito formadas» sobre o valor da equipa portista, nem do Benfica ou Sporting.

O jogo entre o Paços de Ferreira e o Sporting de Braga vai realizar-se no Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, às 20h15 de sexta-feira, com arbitragem do setubalense Bruno Paixão.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.