O treinador do Benfica, Jorge Jesus, mantém um registo invicto nos confrontos com o homólogo do Sporting, Leonardo Jardim, em vésperas do terceiro dérbi da temporada, a contar para a 18.ª jornada da I Liga de futebol.

Os dois técnicos estiveram frente-a-frente em seis ocasiões - quatro para a I Liga e duas para a Taça de Portugal -, com Jorge Jesus, de 59 anos, a somar quatro triunfos e a ceder duas igualdades perante Leonardo Jardim.

Já em 2013/2014 época, o timoneiro "leonino", de 39 anos, começou por conquistar o segundo empate deste historial, no dérbi da terceira ronda da I Liga. O colombiano Montero colocou o Sporting em vantagem, ainda no primeiro tempo, mas o "slalom" de Lazar Markovic, na etapa complementar, deu origem ao 1-1 final.

No entanto, o mais emocionante encontro entre os dois treinadores estaria reservado para novembro do ano passado, depois do sorteio da Taça de Portugal ter ditado um confronto entre "águias" e "leões", na quarta eliminatória.

O 3-1 favorável ao Benfica ao intervalo, construído com um "hat-trick" de Cardozo e um tento de Diego Capel, fazia antever uma eliminatória em tons de "encarnado", mas a resposta "leonina", por intermédio de Maurício e Slimani, obrigaria ao prolongamento, no qual Luisão voltaria a ser "carrasco" dos "verde e brancos", beneficiando da complacência de Rui Patrício para garantir o apuramento benfiquista.

O primeiro confronto entre ambos aconteceu na terceira eliminatória da mesma prova, mas em 2008/2009, então com Jesus ao leme do Sporting de Braga, que visitou o terreno do Desportivo de Chaves, da II divisão.

Os transmontanos, do "jovem" Jardim (à data contava 34 anos), acabaram derrotados pela margem mínima (1-0), graças a um penálti de Meyong, aos 79 minutos, e no final da partida Jorge Jesus falava numa "vitória cara", perante uma "equipa bem organizada taticamente".

O reencontro aconteceria cerca de dois anos depois (2010/2011), na época de estreia de Leonardo Jardim na principal competição portuguesa, após ter alcançado a subida de divisão com o Beira-Mar.

Na segunda época como técnico aveirense, Jardim recebeu o campeão em título Benfica, na 12.ª jornada, e Jorge Jesus voltou a levar a melhor sobre o adversário, desta vez por 3-1, com golos de Cardozo (dois) e Saviola, tendo Rui Varela "faturado" para o conjunto de Aveiro.

Leonardo Jardim viria a falhar o encontro da segunda volta, na Luz, ao abandonar o Beira-Mar a meio da época, pelo que novo confronto só na 10.ª jornada da I Liga 2011/12, quando o técnico já liderava o Sporting de Braga.

Na Cidade dos Arcebispos, os bracarenses empataram 1-1, acabando por ser derrotados na partida da segunda volta, disputada em Lisboa (2-1), por um golo apontado nos descontos, pelo brasileiro Bruno César.

O "dérbi eterno", entre Benfica e Sporting, está marcado para sábado, às 18h00, no Estádio da Luz, em Lisboa, com arbitragem de Marco Ferreira (Madeira).