Numa entrevista exclusiva à edição de papel do jornal A Bola, publicada este domingo, João Benedito falou que as lideranças precisam de “uma visão de quem esteve dentro do campo, que sabem o que é ganhar”.

Costumo dar estes exemplos: quem é o treinador campeão da Europa? Fernando Santos. O que é que ele foi? Futebolista. Campeão do mundo? Deschamps, futebolista. Quem foi, infelizmente, campeão nacional? Sérgio Conceição. Está na hora de aproveitarmos esta gente, também, para o campo da gestão. Aproveitarmos quem teve formação e esteve dentro de campo para ser brilhante, também, nas suas carreiras de gestão. Queremos propor para o Sporting Clube de Portugal algo diferenciado do que aconteceu até hoje”, disse João Benedito, que quer mudar o paradigma da gestão do clube e recuperar a cultura vencedora.

“Esta diferenciação surge essencialmente, porque, antigamente tínhamos três patamares: a gestão, o desporto e os que estavam dentro do campo. Uns geriam, outros falavam de desporto e os restantes praticavam. Neste momento o que queremos fazer é que seja o desporto a delinear as orientações para que o desporto possa ter uma estratégia. Que sejamos nós a ter essa estratégia. É isso que é génese e a base deste projecto. Isto é inovador, é único no desporto nacional. E é para o Sporting um projecto que o cube tem a primazia de o ter, mas acredito que piamente no futuro muitos nos vão copiar”.

O antigo guarda-redes garantiu ainda que, caso seja eleito, não se irá sentar no banco de suplentes durante os jogos.

“Por amor de Deus... Sou uma pessoa que preza o institucionalizado, gosta de regras. Há muito trabalho a ser feito. Não critico quem o tenha feito, digo é que da nossa parte, claramente, será uma aposta diferente”

Há oito sócios que já manifestaram a intenção de se candidatarem à presidência do Sporting: Frederico Varandas, Dias Ferreira, Pedro Madeira Rodrigues, Zeferino Boal, Fernando Tavares Pereira, Carlos Vieira, Bruno de Carvalho, presidente que foi destituído por decisão da maioria dos sócios que votaram em Assembleia Geral extraordinária, e João Benedito.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.