Gonçalo Cruz. Fixe este nome. Ele foi uma das figuras do triunfo da noite de domingo do FC Porto por 2-1, em encontro da 8.ª jornada da I Liga 24/25, e até levou o prémio de Homem do Jogo para casa.

'Como assim? Quem é ele?' perguntarão muitos. Trata-se, nada mais nada menos, do apanha-bolas que teve uma intervenção decisiva no lance do segundo golo dos dragões, assinado por Pepê, pouco depois de o Braga ter chegado ao empate.

Explicamos: o FC Porto ganhou um lançamento de linha lateral na direita, já nas imediações da grande área minhota. Com a defesa do Braga ainda despocionada, Gonçalo Cruz teve o discernimento de dar de imediato outra bola a Martim Fernandes para que este efetuasse rapidamente o lançamento. O lateral lançou para , Nico González, que assistiu Pepê e este, desmarcado dentro da grande área do Braga, atirou cruzado para o golo, fazendo desde logo questão de agradecer ao jovem Gonçalo.

Foi uma noite inesquecível para o apanha-bolas, que no final da partida viu Nico González, eleito o Homem do Jogo, oferecer-lhe o troféu referente a essa distinção.

Gonçalo Cruz, sabe-se agora, é jogador dos sub-15 do FC Porto. É lateral direito, tem 14 anos e pertence aos escalões e formação dos azuis e brancos desde 2017.