Derlei esteve esta sexta-feira no programa 'FC Porto em casa' e falou da sua passagem pelos 'dragões'. Em Portugal, o 'Ninja', como ficou conhecido, também representou Benfica e Sporting, mas diz que os 'grandes' de Lisboa não estão ao nível dos 'azuis e brancos', por quem conquistou a Taça UEFA e a Liga dos Campeões, entre vários outros troféus.

"Joguei no Benfica, ganhei até duas supertaças e uma Taça de Portugal pelo Sporting, mas quem me conhece melhor sabe que sou portista desde o momento em que joguei no FC Porto. Foi o clube que mais me deu, está noutro patamar. Mas, como bom profissional que fui, dei sempre tudo quando joguei contra o FC Porto", garantiu Derlei.

O antigo avançado, agora com 44 anos, contou também como surgiu a alcunha de 'Ninja'. "Marquei um golo ainda na União de Leiria e celebrei colocando a camisola no rosto, como um ninja. O Maciel e o Jacques, meus colegas do ataque, fizeram o mesmo. Então, os adeptos começaram a tratar-me assim. Também era muito guerreiro, combatia o adversário. No FC Porto, o 'Ninja' acabou mesmo por dar origem a uma música. Nem todos tiveram esse privilégio!",sublinhou Derlei.

Derlei chegou a Portugal em 1999 para representar a União de Leiria. Marcou 42 golos em 92 jogos pelo clube leiriense antes de seguir para o FC Porto com José Mourinho, assinando um total de 39 golos de dragão ao peito. Rumou depois à Rússia e ao Dínamo Moscovo antes de regressar a Portugal, para uma passagem pelo Benfica, essa menos fugaz: um golo em 18 jogos. Nas duas temporadas seguintes vestiu a camisola do Sporting, com 13 golos marcados em 42 jogos. Depois de Alvalade, regressou ao seu país natal, onde viria a pendurar as chuteiras em 2010.