A realizar uma temporada fora de série, Jonas lidera a lista de melhores marcadores do campeonato português, com 21 golos. Atrás dele, com 19, está Bas Dost, melhor marcador no ano passado. Os dois jogadores poderiam estar nos lugares cimeiros da Bota de Ouro europeia, que distingue o melhor marcador dos campeonatos do Velho Continente. Aliás, o avançado do Benfica foi o que mais golos somou até agora.

Se assim é, então por que é que Jonas não está no primeiro lugar do ranking, mas no sétimo? É simples. A saída de Portugal dos cinco primeiros lugares do ranking da UEFA - caiu da quinta para a sétima posição - à entrada da presente temporada fez com que o seu coeficiente também caísse.

Deste modo, os jogadores que atuam em Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França veem os seus golos multiplicados por dois, o que aumenta as suas probabilidades de conquistarem o troféu, enquanto os futebolistas que joguem em países situados entre a 6.ª e a 21.ª posição, como é o caso de Portugal, têm os seus tentos multiplicados por 1,5.

Ou seja, se Portugal continuasse no top 5 do ranking da UEFA, Jonas estaria neste momento na liderança da corrida à Bota de Ouro, com os seus 21 golos a equivalerem a 42 pontos, e não na sétima posição, com 31,5. Bas Dost, por seu turno, estaria em terceiro lugar com 38 pontos, empatado com Cavani, e não no décimo lugar com 28,5.

Atualmente, a 'pole position' pertence a Ciro Immobile, da Lazio, e Harry Kane, do Tottenham, ambos com 20 golos e 40 pontos.

Confira o top 10 do ranking da Bota de Ouro

1.º Immobile (Lazio) - 40 pontos/20 golos
1.º Harry Kane (Tottenham) - 40 pontos/20 golos
3.º Cavani (Paris SG) - 38 pontos/19 golos
4.º Icardi (Inter) - 36 pontos/18 golos
4.º Salah (Liverpool) - 36 pontos/18 golos
6.º Messi (Barcelona) - 34 pontos/17 golos
7.º Jonas (Benfica) - 31,5 pontos/21 golos
8.º Lewandowski (Bayern) - 30 pontos/15 golos
8.º Falcão (Monaco) - 30 pontos/15 golos
10.º Bas Dost (Sporting) - 28,5 pontos/19 golos
10.º Igor Angulo (Gornyk Zabrze) - 28,5 pontos/19 golos

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.