O Sporting ascendeu hoje, provisoriamente, à liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Desportivo das Aves por 3-0, em encontro da 19.ª jornada da prova.

O holandês Bas Dost foi a grande figura do encontro, ao marcar os três golos dos ‘leões’, aos 31, 52 e 90 minutos, o segundo de grande penalidade, para somar o segundo ‘hat-trick’ consecutivo e passar a somar 19 tentos na prova, contra 21 de Jonas.

Na tabela, o Sporting passou a somar 46 pontos, contra 45 do FC Porto, que se desloca na segunda-feira ao Estoril, e 43 do Benfica, vencedor por 3-1 em Braga, no sábado. Por seu lado, o Desportivo das Aves manteve-se com 14, em 15.º.

No final do jogo, Jorge Jesus foi questionado sobre o que estaria a pensar Sérgio Conceição para o jogo com o Estoril-Praia depois de o Sporting ter assegurado a liderança provisória do campeonato.

"Está a pensar a mesma coisa que eu: ganhar. As três equipas [FC Porto, Sporting e Benfica] têm esse objetivo, que passa por um dos três ficar em primeiro. Já estava a pensar em ganhar antes do jogo", disse Jorge Jesus.

Em relação ao mercado de inverno, Jorge Jesus não se mostrou preocupado com eventuais saídas e garantiu que o futuro se prepara no presente.

"Saídas de Gelson e William? Não se pode dizer nada com certeza, mas acho que isso está fora de questão. Há seis equipas na Europa com os jogos do Sporitng, quatro da Premier League, uma do campeonato espanhol, que é o Real Madrid e o Sporting. O Braga? Não contei os jogos do Braga., porque estou a falar dos três grandes. Tentámos ajustar o nosso plantel. Não temos capacidade financeira para ir buscar jogadores de grande nome. O Misic e o Wendel são dois jogadores que ainda têm que aprender. Para o Wendel, que tem 20 anos e é um jovem, isto é tudo chinês taticamente. Mas o futebol é isto mesmo", frisou Jorge Jesus.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.