O Sporting ascendeu hoje, provisoriamente, à liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Desportivo das Aves por 3-0, em encontro da 19.ª jornada da prova.

O holandês Bas Dost foi a grande figura do encontro, ao marcar os três golos dos ‘leões’, aos 31, 52 e 90 minutos, o segundo de grande penalidade, para somar o segundo ‘hat-trick’ consecutivo e passar a somar 19 tentos na prova, contra 21 de Jonas.

Jorge Jesus ficou satisfeito com a exibição de Rúben Ribeiro na sua estreia em Alvalade, e garantiu que o reforço de inverno dos 'leões' não o surpreendeu.

"[Rúben Ribeiro] Não surpreendeu nada. Nós conhecemos o Rúben muito bem, é um jogador que nos pode trazer uma posse de bola ainda maior, joga muito bem de costas, nas entrelinhas, sabe virar rapidamente para cima da linha. Ainda não conhece bem os movimentos da equipa. Disse-lhe para não se preocupar com isso, para fazer como se estivesse no Rio Ave, não o queria baralhar", começou por dizer Jorge Jesus no flash interview da Sport TV.

Questionado sobre a vitória sobre o Desportivo das Aves, o técnico do Sporting mostrou-se satisfeito com a exibição e pelo resultado.

"Missão cumprida, os três pontos eram o objetivo. Quando se ganha com qualidade e com um resultado expressivo, com períodos de jogo muito interessantes, com uma equipa bem posicionada atrás, com um corredor central muito forte... Mas estávamos preparados para isto, criámos algum conflito de espaço e marcação aos três centrais do Aves. Era importante marcarmos primeiro, numa excelente jogada do Rúben, com uma boa assistência para o Bas [Dost]. Esse golo foi o arranque para uma maior segurança", disse Jorge Jesus.

Na tabela, o Sporting passou a somar 46 pontos, contra 45 do FC Porto, que se desloca na segunda-feira ao Estoril, e 43 do Benfica, vencedor por 3-1 em Braga, no sábado. Por seu lado, o Desportivo das Aves manteve-se com 14, em 15.º.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.