Jorge Paixão desvalorizou hoje os resultados negativos frente ao Rio Ave nesta temporada, duas derrotas, e apelou à "superação" para o Sporting de Braga vencer em Vila do Conde, na sexta-feira, na 24.ª jornada da I Liga de futebol.

O Rio Ave já bateu por duas vezes o Braga esta época, para o campeonato, em Braga (1-0), e em casa, nas meias-finais da Taça da Liga (2-1).

"O que se passou foi passado, o jogo de sexta-feira é o presente, não tem nada a ver uma coisa com a outra", disse, negando existir qualquer barreira psicológica nos atletas "arsenalistas" em relação ao Rio Ave.

"Estamos a falar de uma equipa profissional, jogadores experientes e no futebol nada é igual. O facto de o Rio Ave ter ganhado os outros dois jogos não quer dizer nada. Vai ser um jogo diferente e nada disso influencia negativamente os jogadores, que estão motivados e confiantes para o jogo e preparados para jogar no sentido da vitória", disse.

Segundo o técnico, o esquema tático que implementou (4x4x2) ainda não está totalmente assimilado, "mas os jogadores são inteligentes, têm muita qualidade também em termos táticos" e, de dia para dia, cresce a identificação entre jogadores e treinador, considerou.

"A tendência é para melhorar, mas a assimilação total leva mais algum tempo, que neste momento não há, pelo que há que treinar, jogar e ganhar. Todos temos de nos superar, essa é a palavra: superação", disse.

O Sporting de Braga já não vence fora há seis meses (desde a quinta jornada, em Arouca) e, para voltar a ganhar, Jorge Paixão diz que é essencial "ser melhor do que o adversário".

"Fazer o que fizemos nos outros jogos, sermos ambiciosos, uma equipa com atitude e a jogar nos limites. Se assim for, estaremos mais próximos de ganhar", disse.
Jorge Paixão fez questão de notar ainda que os minhotos já recuperaram terreno para o quinto lugar.

"Convém lembrar que recuperámos quatro pontos ao Nacional e ao Vitória de Guimarães, distanciámo-nos um do Marítimo, já fizemos alguma coisa, mas temos que ganhar os nossos jogos, não podemos estar à espera dos outros", disse.

Na quarta-feira, as duas equipas voltam a defrontar-se, agora em Braga, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, mas Jorge Paixão quer todo o foco no jogo de sexta-feira.

"O mais importante é o jogo de amanhã [sexta-feira]. Ainda nem sequer me preparei para a Taça de Portugal, nem falei nisso aos jogadores, não adianta estar a saltar etapas porque são competições diferentes", disse.

O jogo entre Braga, sexto classificado, com 31 pontos, e Rio Ave, 11.º, com 27, está agendado para as 20h00 de sexta-feira, no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, e será arbitrado por Rui Silva, de Vila Real.