O treinador do Belenenses mostrou-se hoje crente na qualificação para a Liga Europa de futebol, apesar de reconhecer que os ‘azuis' dependem de terceiros, à entrada para a 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa.

Jorge Simão, que fazia a antevisão do encontro com o Gil Vicente, salientou que esta será "a última e decisiva oportunidade para carimbar o objetivo", embora sabendo de antemão que o conjunto do Restelo precisa de vencer em Barcelos e que o Paços de Ferreira, atual sexto classificado, com mais dois pontos, perca na deslocação ao terreno do Nacional.

"Teria mais convicção se estivéssemos unicamente dependentes de nós. Mesmo ganhando o nosso jogo, isso pode não se verificar. Mas estamos confiantes e empenhados em lutar por uma vitória que nos abra as portas desse apuramento", afirmou, em conferência de imprensa.

O técnico disse esperar que os seus jogadores consigam "gerir as emoções" e revelou que vai "tentar controlar ao máximo as informações" sobre o jogo da Choupana, uma vez que as mesmas "perdem todo o sentido", caso o Belenenses não vença o Gil Vicente.

Jorge Simão considerou que a forma como os gilistas vão abordar o jogo "é um ponto de interrogação", tendo em conta que já não lutam por quaisquer objetivo desportivos, depois de terem confirmado a despromoção à II Liga, na semana passada. "Por um lado, vamos defrontar uma equipa que já não tem objetivos, mas por outro pode ser uma equipa que vai jogar sem pressão, que se pode libertar e ter uma motivação positiva. Compete-nos estar preparados para qualquer um dos cenários e fazer o nosso jogo", referiu.

Já no que diz respeito à sua continuidade à frente da equipa, o técnico limitou-se a dizer que este será o último jogo à frente do Belenenses "esta época" e que na próxima semana já estará em condições de abordar o seu futuro.

Já Ricardo Dias afirmou que "o grupo está muito confiante" em garantir uma vitória em Barcelos e o consequente apuramento para as competições europeias, ainda que anteveja um Gil Vicente ‘ferido' no orgulho.

"Espero um Gil Vicente a querer fazer um bom jogo. Apesar de já terem descido, vão querer mostrar que tinham qualidade para permanecer na I Liga. Vão defender o orgulho deles e vão dar o máximo para atingirem um bom resultado", realçou o médio, de 24 anos.

Belenenses, sétimo classificado com 45 pontos, e Gil Vicente, 17.º e penúltimo com 23, jogam no sábado, a partir das 18:00, no Estádio Cidade de Barcelos, numa partida que será dirigida pelo árbitro Carlos Xistra, de Castelo Branco.