Jorge Sousa vai despedir-se como árbitro em jogos oficiais no Braga-FC Porto do próximo sábado, a contar para a última jornada da I Liga, depois de ter sido nomeado esta quarta-feira pelo Conselho de Arbitragem da FPF para dirigir esse encontro.

Aos 45 anos, o árbitro da Associação de Futebol do Porto atingiu o limite de idade permitido para ser árbitro principal de 1ª categoria em Portugal e concluirá desta forma uma carreira que arrancou na já longínqua época de 1993/94, há 27 anos, então a dirigir um jogo de juvenis da AF Porto.

Jorge Sousa chegou à 1.ª categoria em 2001/02 e esta foi a sua 19.ª época entre a elite. Recebeu as insígnias da FIFA, chegando a árbitro internacional, em 2006. Totaliza 236 jogos como árbitro no escalão principal do futebol português e dirigiu um total de 22 jogos entre os 'três grandes'. Esteve em duas finais da Taça de Portugal.

Jorge Sousa junta-se assim a Carlos Xistra, outro árbitro veterano que também 'pendura o apito' esta temporada e que dirigiu o seu último jogo na 33ª e penúltima jornada da I Liga, curiosamente também num encontro do FC Porto, frente ao Moreirense.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.