José Pereira foi eleito como o novo presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), em eleição que decorreu hoje em Oliveira de Azeméis, no último dia do XII Congresso de Treinadores de Futebol.

O novo líder da ANTF foi eleito com 58% dos votos, e prometeu trabalho.

«Foi agradável ouvir de todas as instituições aqui presentes, nomeadamente, da Federação Portuguesa de Futebol, da secretaria de Estado do Desporto e Juventude e da própria Liga Portuguesa de Futebol, a disponibilidade para colaborarem na resolução dos problemas do futebol em Portugal», disse, realçando que esses problemas da classe são os «vencimentos em atraso» e a «formação dos treinadores».

O novo presidente da ANTF está confiante na resolução da questão da formação de treinadores, parada desde 2010.

«Foi mostrado, através de um representante do IPDJ, o plano nacional de formação, o seu enquadramento, a possibilidade que há de alguns treinadores continuarem a sua formação, para além da formação normal do nível da UEFA. Portanto, é um comprometimento que poderá beneficiar aqueles que vêm da área académica e os que vêm do terreno», considerou José Pereira.

O dirigente prosseguiu: «Ouvimos aqui o representante do Governo – Paulo Marcolino – dizer que na próxima semana irá sair nova legislação sobre a formação dos treinadores, e, portanto, vamos estar atentos de modo a que possamos dar resposta às preocupações dos profissionais».

O acesso à profissão de treinador foi, de resto, uma das questões debatidas no primeiro dia do congresso.

«Era um problema que não queríamos ter. Encontrámos uma solução transparente e sólida e a profissão de treinador saiu fortalecida», garantiu Paulo Marcolino, adjunto do secretário de Estado do Desporto e Juventude.

O candidato derrotado da lista B, Nicolau Vaqueiro, garantiu que vai estará tento ao papel da nova direção, que deverá sair dos «caminhos amorfos».

«Desejo que cumpra com o que está delineado no plano de ação», revelou Nicolau Vaqueiro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.