O presidente do Vitória de Guimarães, Júlio Mendes, disse hoje que Rui Vitória é o desejado para continuar a ser o treinador da equipa na próxima temporada futebolística, tendo já apresentado uma proposta ao treinador.

"É público que a nossa escolha desde sempre passou pelo Rui Vitória, não vamos mudar de opinião agora. Admito que me coloque a questão porque os últimos jogos têm tido desfechos menos favoráveis aos nossos interesses, mas nada mudou. Continuamos a dizer que Rui Vitória é mais do que um treinador para o Vitória, fez e faz parte de um projeto de uma abrangência transversal àquilo que é o modelo de gestão adotado e claro que desejamos que continue connosco", afirmou Júlio Mendes à margem da apresentação de uma nova parceria comercial do clube.

O Vitória de Guimarães já fez uma proposta ao técnico que deu a única Taça de Portugal ao clube, na época passada, que "não é fechada", estando por isso o processo em aberto, sendo que o líder vitoriano admite qualquer desfecho.

"Rui Vitória tem a sua carreira para gerir, as suas ambições legítimas como qualquer profissional, terá que ponderar a realidade que tem, a proposta do VG e confrontar com outras eventuais propostas que poderá ter e que só a ele dizem respeito", afirmou.

O líder vitoriano notou que não há uma data limite para uma eventual renovação ficar decidida: "as coisas vão amadurecendo, vamos falando, tendo a perceção de que quando o processo tiver a maturidade suficiente decidiremos".

"Faz sentido que continue, mas se Rui Vitória decidir por um projeto diferente, ficaremos sempre com Rui Vitória como um grande amigo, é um grande técnico, um dos melhores de Portugal", disse.

O Vitória somou na sexta-feira a sua sexta derrota caseira no campeonato (frente ao Estoril, por 3-1), o sétimo jogo sem conseguir vencer, e a luta por um lugar europeu ficou comprometida, mas Júlio Mendes desvaloriza a situação.

"O futebol tem destas coisas, não é matemática, os últimos encontros têm sido desfavoráveis ao que eram as nossas pretensões, mas não está nada perdido. O Vitória tem feito um percurso absolutamente extraordinário, fez o que outros começam agora a fazer, não digo que estejam a copiar-nos, mas terão tido alguma inspiração. Temos que terminar a época com dignidade e profissionalismo e estou certo que é isso que vai acontecer", disse.

Para o dirigente, um não apuramento para a Liga Europa "não será um duro revés para as finanças do clube", será apenas "menos uma fatia interessante que podia ser integrado no orçamento da próxima época”.

“Não existindo temos que fazer o que temos feito, uma construção de acordo com que é nossa realidade", referiu.

Questionado sobre o processo de renovação do extremo Marco Matias, cujo contrato termina no final desta temporada, respondeu: "Sem falar em ninguém em concreto, digo que no Vitória só estará quem demonstrar caráter e quem quer ser jogador do Vitória".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.