O magistral centrocampista búlgaro, que representou o Sporting entre 1990 e 1995, durante cinco anos espalhou magia nos campos de Portugal.

Exímio marcador de livres, pensador de jogo de inteligência fora de vulgar, o médio fez também parte da eterna seleção da Bulgária que conseguiu chegar às meias-finais do Mundial de 1994, nos Estados Unidos e que contava com jogadores como Ivanov Stoichkov e também Iordanov, avançado e seu colega no Sporting, e que na Bulgária chegou a atuar no centro da defesa.

Chegou a Portugal na década de 90, no Sporting não conseguiu ser campeão, mas ergueu na sua última temporada, em 1994/95, a Taça de Portugal. Para além de um pé esquerdo prodigioso, memoráveis foram também os golos apontados com a camisola dos "leões". Um dos mais espetaculares teve lugar em 1993/94 no estádio do Bonfim. Num prodigioso slalom, o jogador búlgaro passou por quase meia equipa do Vitória de Setúbal, para depois bater o guarda-redes. Um golo a lembrar o de Maradona no Mundial do México em 1986.

Em 1995, mudou-se para o futebol alemão para representar o Estugarda, onde venceu a Taça de Alemanha e a Taça Intertoto, ao lado de Bobic. Em 2003, pendurou as chuteiras também ao serviço do clube alemão.

Não teve uma carreira coroada de títulos, mas a sua classe ficará para sempre impressa na memória dos amantes de futebol.

O antigo centrocampista assistiu na sexta-feira passada em Leiria, ao encontro amigável entre a seleção portuguesa e a Bulgária.

Veja alguns dos golos de Balakov ao serviço do Sporting.