
Depois de o Benfica ter assumido uma posição oficial quando ao trabalho do árbitro António Nobre no empate diante do Arouca, Bruno Lage comentou a arbitragem do jogo na conferência de imprensa de análise da partida.
O treinador dos encarnados lamenta que não haja critérios uniformes e recorda que o VAR está no futebol para ajudar o árbitro.
"No final do jogo, sou eu o rosto da equipa. O clube já marcou a posição oficial. O que tenho para dizer sobre as arbitragens é ir buscar aquilo que dizia desde 2019, a primeira vez que me sentei aqui. Acho que o VAR é fundamental para ajudar os árbitros. Mas o que não podemos ter são critérios diferentes. Uma vez chamamos o árbitro, outra não. Quando chamamos é porque há dúvida. O que não quero, enquanto treinador e homem do futebol, é que no dia seguinte apareçam nos jornais as opiniões dos especialistas e, afinal, 80 ou 90% das análises serem contra a decisão do árbitro. Porque senão estamos a voltar ao tempo em que não havia VAR. Amanhã não vou gostar de ver nas vossas análises a dizer 'afinal este não era penálti para o Arouca'. É isso que não quero ver. Se o VAR veio para ajudar... É definir um critério de comunicação para, no dia seguinte, olharmos para as análises. É por isso que existe o VAR. Está para ajudar o árbitro e as imagens do VAR são com certeza as mesmas, ou semelhantes, às que os analistas e os adeptos veem. O que precisamos é de critérios e decisões uniformes para toda a gente", pediu o treinador do Benfica.
O melhor do Benfica-Arouca EM IMAGENS
O clube da Luz já se tinha queixado logo após o apito final do jogo.
“O Sport Lisboa e Benfica expressa profunda preocupação em face dos episódios graves vividos nesta jornada em termos de arbitragem”, diz o comunicado.
Segundo o clube da Luz, “nos Açores, um penálti claro contra o Sporting foi ignorado”, enquanto “na Luz, um penálti inexistente foi marcado contra o Benfica”.
“Exige-se competência e rigor nas jornadas que restam até ao final do Campeonato”, escreve ainda o Benfica, finalizando: “A verdade desportiva da competição não pode ser desvirtuada por más decisões de arbitragem, sobretudo quando existe VAR cuja missão é evitar e corrigir erros grosseiros”.
O Benfica empatou, no domingo, a dois golos na receção ao Arouca, num embate em que esteve duas vezes a vencer, com tentos de Kökçü, aos 60 minutos, e Pavlidis, aos 80, e acabou por empatar, com Güven Yalçin a fazer o 1-1 de penálti, aos 72, e Wederson a selar o 2-2 final, já nos descontos, aos 90+6.
A formação ‘encarnada’ caiu, assim, para o segundo lugar da I Liga, com 69 pontos, os mesmos do líder Sporting, que no sábado venceu fora o Santa Clara por 1-0, quando faltam cinco jornadas pata terminar a prova.
Comentários