O Sporting venceu este domingo o Boavista por 2-1, em jogo a contar para a 29ª jornada, e praticamente garantiu o terceiro lugar na presente edição do campeonato nacional. Marco Silva tentou dar ritmo competitivo a Rosell e a Tanaka, ao poupar William Carvalho e Slimani, mas acabou por ser obrigado a lançar os habituais titulares em jogo devido ao golo 'axadrezado' e à expulsão de Tobias Figueiredo.

Foi uma tarde de emoções em Alvalade. O Sporting abriu o marcador logo aos 15 segundos de jogo por intermédio de Adrien Silva, e parecia ter garantido uma vitória tranquila perante uma plateia de cerca de 35 mil espectadores. O Boavista apresentou-se em Lisboa com a tranquilidade de estar com 10 pontos acima da zona de despromoção, mas a precisar de pontuar para garantir o mais rapidamente possível a manutenção.

E foram necessários apenas 7 minutos, para que José Manuel empatasse o encontro em Alvalade, com um cabeceamento certeiro para o fundo das redes de Rui Patrício após cruzamento na esquerda de Leozinho, que aparentemente estava em fora de jogo.

A equipa de Marco Silva tinha dificuldades em furar a muralha defensiva do Boavista, e o ritmo de jogo decaiu de forma abismal. O técnico leonino lançou então Slimani aos 33 minutos para tirar o médio espanhol Rosell, e o Sporting passou a jogar com dois avançados. A organização defensiva do Bessa parecia não ceder um milímetro aos 'leões' e o jogo parecia 'arrastar-se' até ao intervalo sem lances de interesse não fosse a expulsão de Tobias Figueiredo em cima do apito para os balneários. O defesa central português travou em falta Leozinho, que corria isolado para a baliza de Patrício, e viu o cartão vermelho direto. O Sporting preparava-se para jogar toda a segunda parte em inferioridade numérica, e não fosse a barra da baliza de Rui Patrício também teria começado o segundo tempo em desvantagem no marcador. Na marcação do livre assinalado pela falta de Tobias Figueiredo, José Manuel enviou a bola com estrondo à barra da baliza do Sporting. Estava o aviso feito.

No segundo tempo, Marco Silva não esperou pelo apito inicial para lançar desde logo William Carvalho. Tanaka foi o sacrificado, e Slimani passou a jogar sozinho no ataque com o auxilio de Nani e Carrillo. Os extremos do Sporting tinham dificuldades de penetração na zona defensiva do Boavista, e as situações de perigo continuavam escassas. Aos 47 minutos, o Boavista quase passava para a frente do marcador na sequência de um pontapé de canto apontado por Cech não fosse a intervenção de Rui Patrício. Instantes depois, e do outro lado, seria outro guarda-redes a brilhar com uma 'monstruosa' defesa. Aos 52 minutos, um cruzamento da esquerda de Nani encontra Adrien que remata à baliza dos 'axadrezados' para uma grande defesa de Mika.

Depois da fabulosa defesa de Mika, as bancadas de Alvalade agitaram-se. O jogo estava empatado e era imperativo ganhá-lo para deixar o SC Braga a dez pontos de distância. O ritmo de jogo baixo e a falta de oportunidades na primeira parte 'obrigaram' os adeptos a exigir uma reação. Os assobios do intervalo começaram então a surgir, para logo serem sentenciados pelo inevitável Islam Slimani. Aos 66 minutos, Carrillo faz um cruzamento para o segundo poste da balzia de Mika onde surge o oportuno Slimani para de cabeça fazer o 2-1. O internacional argelino já conta com 11 golos nesta edição do campeonato e mostrou que está pronto para o que resta da época.

Em vantagem no marcador, o Sporting acabou por gerir o jogo mesmo em inferioridade numérica. O Boavista acabaria por ficar também reduzido a 10 unidades com a expulsão de Philipe, que em dois minutos viu dois cartões amarelos. Apesar do triunfo, o Sporting mostrou que já está com 'a cabeça' na final da Taça de Portugal, algo que poderá ser prejudicial no restante percurso exibicional dos 'leões'. O Boavista poderia ter saído de Alvalade caso tivesse arriscado mais, especialmente quando jogou em superioridade numérica.

Com os objetivos no campeonato nacional reduzidos à luta pelo terceiro lugar, o Sporting garantiu um importante triunfo enquanto continua à espera para conhecer o seu adversário no Jamor já que SC Braga e Rio Ave ainda não disputaram o jogo da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal.

Recorde os golos do jogo

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.