O Sporting tem uma missão complicada na candidatura ao título. Derrotados pelo FC Porto no passado sábado, os ‘leões’ estão agora a dez pontos do líder Benfica e é obrigatório garantir o terceiro lugar do campeonato, que dá acesso ao 'play-off' da Liga dos Campeões.

Como realça o Record, a qualificação para a fase de grupos da liga milionária garante, de imediato, uma verba de 12,7 milhões de euros, um valor importante para tentar garantir o sucesso desportivo e financeiro do Sporting.

Se vencerem a terceira pré-eliminatória e o 'play-off' de acesso à Liga dos Campeões, os ‘leões’ asseguram um encaixe direto de dois milhões de euros, para além do prémio de entrada na fase de grupos.

As aproximações de Sporting de Braga e Vitória de Guimarães (os bracarenses podem ultrapassar Sporting se vencerem esta segunda-feira o Estoril) levam o clube de Alvalade a apostar na conquista de todos os pontos, para garantir o acesso à principal prova europeia de clubes.

O Sporting deverá ainda torcer por Benfica e Sporting na Liga dos Campeões da presente temporada. Isto porque Portugal apenas tem duas equipas nas competições europeias e está atualmente no sexto lugar do ranking, que dá acesso aos primeiro e segundo classificados à fase de grupos da Liga dos Campeões e ao terceiro classificado o acesso à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e não ao 'play-off'.

O principal "adversário" é a França, que já ultrapassou Portugal no 'ranking' e ainda tem quatro equipas em provas europeias (PSG e Mónaco na Liga dos Campeões; Lyon e Saint-Etiénne na Liga Europa). Caso os gauleses consigam melhores resultados do que FC Porto e Benfica, o terceiro classificado da Liga portuguesa poderá mesmo ter de competir na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões na próxima época.

O coeficiente de 'ranking' da UEFA avalia as prestações europeias dos clubes de cada país nos últimos cinco anos e assim define quantos clubes de cada país participam na fase de grupos da Liga dos Campeões ou Liga Europa.