Sporting e FC Porto empataram a zero em jogo da 21ª jornada da I Liga Portuguesa de Futebol. O jogo marcou o regresso de Liedson e Izmaylov a Alvalade mas com as cores do FC Porto. Os “dragões” não vencem em casa do Sporting desde 2008.

Num jogo que colocava frente-a-frente o segundo melhor ataque contra uma das piores defesas da Liga, o Sporting deu o primeiro sinal de perigo, numa arrancada de Labyad. O marroquino caiu na área, o árbitro mandou seguir e no contra-ataque Fernando lançou Jackson, que só não fez golo porque Patrício fez uma enorme defesa.

A partir daí só deu FC Porto. Os “dragões” mandavam no meio-campo, onde Fernando, Defour (a fazer de Moutinho) e Lucho impunham-se ao tridente leonino formado por Rinaudo, Dier e Adrien. Apesar do domínio, o FC Porto sentia dificuldades em bater a defensiva leonina, principalmente pelas alas. Isto porque os extremos dos “dragões”, Izmaylov e Varela, apareciam muitas vezes na zona central, deixando os corredores para Danilo e Alex Sandro.

As constantes trocas de posição dos jogadores do FC Porto baralharam as marcações do Sporting, principalmente a direita, onde várias vezes apareceu Alex Sandro ou Defour sozinhos, com Miguel Lopes e Labyad atrás de Izmaylov.

Ia valendo ao Sporting Rui Patrício que negou o golo a Defour e a Jackson por duas vezes. A desinspiração dos atacantes portistas também ajudava os “leões a manter o resultado em branco, principalmente Jackson, que teve uma mão cheia de remates, quase todos de pé esquerdo à entrada da área, mas todos fora do alvo.

O Sporting, que fez o seu primeiro remate aos 15 minutos, poderia ter ido para o descanso em vantagem no marcador. Dier descobriu Wolfswinkel, o holandês apareceu isolado frente a Helton mas o seu remate foi travado pelo guarda-redes dos “dragões”.

No segundo tempo Vitor Pereira tentou dar profundidade e frescura à equipa, colocando Atsu e James nos lugares de Izmaylov (muito assobiado neste seu regresso a Alvalade) e do apagado Varela. Jesualdo respondeu com Bruma e Carrillo, para os lugares de Labyad e Adrien.

Apesar das mexidas e do domínio territorial, o FC Porto raramente criava verdadeiras oportunidades de golo. Tirando um corte de Llori quando Jackson ia rematar para golo, Patrício raramente foi incomodado.

Aos 77 minutos, Rojo viu o segundo amarelo e consequente vermelho, numa falta sobre Otamendi à entrada da área. Na marcação do livre, James atirou por cima.

Vitor Pereira lançou Liedson (recebeu uma enorme assobiadela quando entrou) para os últimos dez minutos, um minuto antes de Patrício negar o golo a Atsu. Mas a lentidão de processos a meio-campo não permitia que os "dragões" encontrassem espaços para furar a defensiva leonina.

O Sporting até poderia ter marcado, num contra-ataque onde Wolfswinkel apareceu a disputar a bola com Helton fora da área, mas o avançado holandês voltou a não aproveitar a oportunidade.

Antes do final do encontro, o árbitro Paulo Baptista expulsou Oceano Cruz e Jesualdo Ferreira, possivelmente por protestos.

Com este empate, o Sporting passa a somar 23 pontos na tabela. Já o FC Porto isolou-se temporariamente na liderança da I Liga com 53 pontos mas pode ser ultrapassado pelo Benfica este domingo, caso as “águias” vença o Beira-Mar.