O Sporting apresenta-se domingo na Luz, frente ao Benfica, na quinta jornada da Liga de futebol, com um jejum de vitórias de 576 dias perante o rival, pouco mais de um ano e meio sem vencer as “águias”.

É preciso recuar até 21 de Fevereiro de 2009 para assinalar a última vitória que o clube de Alvalade conseguiu frente aos “encarnados”, quando, no estádio José Alvalade, os “leões” venceram por 3-2, em jogo da 19.ª jornada do campeonato de 2008/09.

Na ocasião, a estrutura dos dois rivais era muito diferente, não só nos treinadores – Paulo Bento no Sporting e Quique Flores no Benfica –, mas também nas equipas, face à entrada e saída de jogadores de época para época.

Nesse jogo, o Sporting esteve quase sempre na frente do marcador, com Liedson a mostrar apetência para marcar ao Benfica e a bisar aos 11 e 82 minutos, e Derlei – que já não faz parte da equipa dos “leões” – a marcar aos 47.

No lado do Benfica, foi o extremo espanhol Reyes, jogador do Atlético Madrid, a fazer o primeiro golo das águias, de penalidade (36 minutos), e Oscar Cardozo, que era então segunda opção de Quique Flores, a marcar o 3-2 já perto do final (aos 89).

É esta a última vitória "leonina" sobre o grande oponente de Lisboa em Alvalade, porque na Luz é preciso recuar muito mais - até 28 de Janeiro de 2006 - e contabilizar 1696 dias (quatro anos, sete meses e 23 dias) sem vencer o Benfica.

Da actual equipa “encarnada” só o titular Luisão e o suplente Nuno Gomes estiveram na ficha do jogo da época de 2005/2006 – vitória do Sporting por 3-1 -, enquanto nos “leões” permanecem no plantel o guarda-redes Tiago, Polga, Abel e Liedson.

O Benfica até marcou primeiro, por Simão, ainda na primeira parte, mas Sá Pinto e Liedson (dois golos) deram a volta ao jogo e ao Sporting, a última vitória em plena Luz, numa partida em que o médio benfiquista Carlos Martins foi então titular nos “leões”.

O jogo de domingo (20:15) entre Benfica e Sporting será dirigido pelo albicastrense Carlos Xistra.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.