O Sporting Clube de Portugal endereçou as condolências à família do patriarca emérito de Lisboa, José Policarpo, adiantando que foi com “enorme pesar” que recebeu a notícia da sua morte.

O patriarca emérito José da Cruz Policarpo morreu na quarta-feira em Lisboa, aos 78 anos, na sequência de um problema cardíaco, disse à agência Lusa fonte da família.

“O Sporting Clube de Portugal recebeu com enorme pesar a notícia da morte do Cardeal-Patriarca Emérito de Lisboa, D. José Policarpo. À família de D. José Policarpo e à Igreja Católica o Sporting Clube de Portugal apresenta os seus sentidos pêsames”, escreve o clube leonino na sua página da internet.

José Policarpo era simpatizante do clube de Alvalade tendo sido uma das personalidades que fez parte da Comissão de Honra das comemorações do centenário do Sporting, fundado a 01 de julho de 1906.

O prelado morreu na sequência de uma operação a um aneurisma na aorta, num hospital de Lisboa, onde deu entrada depois de se ter sentido mal na manhã de quarta-feira.

O cardeal José da Cruz Policarpo era patriarca emérito de Lisboa, depois de ter sido patriarca de Lisboa entre 1998 e 2013.

O assessor do patriarcado, padre Nuno Rosário Fernandes, adiantou que as exéquias vão realizar-se na Sé de Lisboa, na sexta-feira, às 16.00.