O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) decidiu que os árbitros não podem ser punidos por tirarem o logótipo da Liga do equipamento de jogo. O organismo liderado por Pedro Proença queria punir os árbitros por não terem usado o emblema da competição na 12ª jornada da temporada passada.

Segundo escreve o jornal Record na sua edição desta quarta-feira, o Tribunal Arbitral do Desporto concluiu que os regulamentos não dizem que o 'badge' faça parte do equipamento oficial dos árbitros.

Recorde-se que em novembro do ano passado, os árbitros nomeados para os jogos da 12ª jornada da I Liga decidiram retirar o logótipo da prova em protesto face ao clima que se vivia no futebol português.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu abrir um inquérito no final da 12ª jornada, a 27 de novembro, e a 30 de janeiro de 2018 a Comissão de Instrutores da Liga decidiu que a decisão dos árbitros era merecedora de processos disciplinares.

No entanto, a 14 de fevereiro o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol ordenou o arquivamento do caso, considerando que não havia fundamentos para existir um processo disciplinar.

Perante esta decisão do CD da FPF, a Liga de Clubes liderada por Pedro Proença recorreu ao Tribunal Arbitral do Desporto, como última instância, alegando que o equipamento oficial aprovado pelos árbitros tinha o 'badge' da competição incluído.

Ora, no acórdão do TAD divulgado pelo jornal Record pode ler-se que em nenhum regulamento da Liga ou da FPF existe um conceito concreto de equipamento oficial aprovado e que por isso não há qualquer motivo para um processo disciplinar.

Perante esta argumentação, o organismo liderado por Pedro Proença aponta para um acordo com a APAF para a exploração da manga da camisola dos equipamentos dos árbitros, mas o TAD considerou inválidos estes argumentos considerando que se trata de uma questão publicitária e que só envolve as mangas, sem haver qualquer referência ao badge no contrato.

Recorde-se que nas primeiras quatro jornadas do campeonato nacional os árbitros não apresentaram qualquer logótipo da Liga de Clubes.