A Liga de futebol (LPFP) saudou hoje a nomeação de Pedro Dias como secretário de Estado do Desporto e disse acreditar que irá manter com o novo executivo uma relação capaz de responder às preocupações do futebol profissional.

“Uma relação de diálogo construtivo e cooperação constante que possibilitem a construção dos compromissos necessários para responder àquelas que têm sido as preocupações manifestadas pelo futebol profissional”, assinalou a LPFP.

Na nota publicada na sua página, o organismo, liderado pelo ex-árbitro Pedro Proença, acrescenta que dentro dessa relação de diálogo espera ser possível encontrar soluções para os desafios que se colocam, a um setor com forte impacto social e económico.

Além da LPFP, também o Sindicato dos Jogadores de Futebol Profissional congratulou-se com a escolha de Pedro Dias para a pasta do desporto no novo executivo, assinalando a sua ligação enquanto dirigente ao futsal e futebol de praia.

“O currículo dirigente de Pedro Dias, ligado em particular ao sucesso e sustentabilidade do futsal e futebol de praia, com reflexos a nível nacional e internacional, é complementado por uma visão política que, na perspetiva do Sindicato dos Jogadores, será muito relevante para o desenvolvimento do desporto nacional”, salientou o Sindicato.

Ao nível ministerial, o Desporto vai permanecer sob a alçada dos Assuntos Parlamentares, e do ministro Pedro Duarte, tal como acontecia no mais recente Governo socialista, com Ana Catarina Mendes, depois de ter estado sob a tutela da Educação, com Tiago Brandão Rodrigues.

Na Secretaria de Estado, sucede a João Paulo Correia, que detinha ainda a pasta da Juventude, agora com Ministério próprio.