A Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga decidiu abrir um inquérito disciplinar para averiguar o famigerado "jogo da mala", ou seja, a existência de alegados incentivos financeiros de terceiros para algumas equipas conseguirem travar os rivais na luta pelo título: Benfica e Sporting.

De acordo com a informação avançada esta quinta-feira pelo jornal Correio da Manhã, a polémica já está no centro das atenções da CII da Liga, que irá apurar se houve infrações ao regulamento disciplinar. A prática destes incentivos está proibida pelo art. 84, que prevê multas para os clubes e para os jogadores que aceitem os incentivos, bem como suspensões que vão de três meses a um ano para os dirigentes.

Recorde-se que a expressão foi denunciada por João Gabriel, diretor de comunicação do Benfica, quando escreveu a seguinte mensagem no Twitter no passado domingo, a propósito das 'poupanças' do Marítimo para o jogo desta ronda com o Benfica: "O jogo da mala segue para a Madeira. Contra tudo e todos".

Um dia depois, Pedro Guerra, diretor da BTV e comentador afeto aos encarnados no programa Prolongamento da TVI24, revelou que teriam existido incentivos na ordem dos 350 mil euros para o V. Guimarães travar o Benfica na Luz. Porém, os encarnados acabariam por vencer por 1-0 e segurar a liderança.